Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Sebrae reúne prefeitos da região para debater políticas públicas favoráveis aos pequenos negócios

Encontro aconteceu na sede do órgão, em Angra.

O Diretor Superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, a presidente do Conselho Deliberativo, Carla Pinheiro, e o coordenador regional da instituição na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, se reuniram com os prefeitos Fernando Jordão (Angra dos Reis) e Carlos José Gama Miranda (Paraty), e com o vice prefeito de Mangaratiba, Reinaldo Brandão, nesta quinta-feira (04) na sede do Sebrae em Angra.

O objetivo do encontro foi apresentar os projetos e linhas de ação do Sebrae/RJ e debater formas de atuação conjunta com as prefeituras para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios, implementando ações voltadas à desburocratização e ao estímulo às compras governamentais voltadas para as micro e pequenas empresas.

Na abertura, José Leôncio deu boas-vindas aos gestores e falou que o Sebrae/RJ está de portas abertas para apoiá-los no desenvolvimento do turismo, atividade de grande potencial na região, e principalmente a melhorar o ambiente de negócios nos municípios, disponibilizando todas as ferramentas de gestão necessárias.

César Vasquez falou sobre a importância de cada prefeitura priorizar uma agenda de desenvolvimento econômico focada nos pequenos negócios. “Este planejamento pertence aos municípios. Mas o Sebrae poderá ajudar muito mais se esta agenda estiver estruturada para fortalecer as micro e pequenas empresas. Precisamos considerar as vocações locais, a desoneração e a facilitação das compras locais. Temos uma gama de ações a serem trabalhadas”, afirmou Vasquez.

Empreendedorismo alavanca economia dos municípios

Vinícius Faráh, ex-prefeito de Três Rios foi o principal palestrante do encontro e dividiu sua experiência sobre gestão empreendedora. Farah contou que através de uma forte parceria com o Sebrae transformou a cidade de Três Rios, uma pequena cidade de interior, em um modelo nacional de desenvolvimento econômico. Valorizar e executar a lei geral, fazer rodadas de negócios para aproximar pequenas e grandes empresas e desburocratizar os processos de abertura e legalização foram algumas das ações implementadas.

“Assumi a prefeitura com orçamento próprio de 74 milhões e saí com 361 milhões, e a marca de 2462 empresas e mais de quatro mil microempreendedores. Cerca de 93% das compras públicas eram de empresas locais. Consegui isso implementando políticas voltadas ao fortalecimento das pequenas empresas e o Sebrae tem todos os instrumentos para ajudar os prefeitos nesta tarefa”, disse Faráh.

Fortalecer a economia da região é a meta

O encontro terminou com um consenso de que o crescimento de cada município colabora com o fortalecimento da região como um todo. O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, afirmou que os municípios precisam estar em sintonia e cooperação constante. “Debatemos aqui temas muito importantes, e acredito que fortalecer a economia local é o caminho. Não podemos esperar o Governo Federal ou o Estado, a solução está nas nossas mãos. Vamos usar mais a estrutura e os instrumentos que o Sebrae nos oferece”, disse Jordão.

José Carlos, prefeito de Paraty, concorda. “Este é o momento de sermos criativos. Paraty tem a economia focada no turismo, e eu acredito que é preciso diversificar mais para não sermos dependentes de um único segmento. O Sebrae sempre foi um grande parceiro, precisamos aproveitar essa oportunidade”, enfatizou Casé.

Reinaldo Brandão, vice-prefeito de Mangaratiba, também aprova a iniciativa. “Ainda existe muita burocracia e isso dificulta o desenvolvimento dos municípios. Estamos em um momento difícil, com poucos recursos, mas precisamos fazer a economia progredir. O que o Sebrae puder fazer para nos ajudar será ótimo”, finalizou.

Comentários