Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Sebrae realiza palestra sobre energia solar para produtores rurais de Angra

O Sebrae/RJ promoveu no dia 19 deste mês, uma palestra sobre o uso e implantação de energia solar para os produtores rurais dos projetos de agricultura do Sebrae/RJ. Muitos desses produtores receberam teto solar através do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), projeto realizado em parceria e convênio junto a Prefeitura Municipal e Sebrae Orgânico. Doze produtores participaram e duas empresas do ramo apoiadas pelo Sebrae/RJ estiveram no evento para esclarecer dúvidas do público presente. A palestra foi gratuita e realizada na sede do Sebrae em Angra dos Reis .

Ao todo, 32 produtores rurais são apoiados pelos projetos PAIS e Sebrae Orgânicos no município de Angra dos Reis. A analista do Sebrae na região Costa Verde, Tuane Rodrigues, lembra que os produtores integrantes dos dois Programas são beneficiados de diversas formas incluindo a boa gestão e a organização da propriedade. “Esta palestra teve o objetivo de municiar esses produtores com informações como mais uma forma de agregar valor aos negócios através da adoção de energia mais limpa”, disse.

Os produtores assistidos pelo Sebrae tem acompanhamento técnico mensal e participam de oficinas e capacitações, com temas diversificados, como compostagem, produção de mudas, controle alternativo de pragas e doenças, comercialização e mercado, vendas institucionais, entre outros. Além do apoio para obtenção de certificado de orgânicos através de parceria com a Abio (Associação de Agricultores Biológicos do Estado Rio Janeiro).

O projeto PAIS está presente em 30 municípios do estado do Rio de Janeiro, com um total de 540 unidades instaladas. Destes 540 produtores rurais agroecológicos do Pais, 208 são certificados como produtores orgânicos e outros 30 estão em fase de certificação (com o processo praticamente concluído). A venda dos produtos é realizada nas feiras organizadas pelo projeto, e também para programas institucionais, como a merenda escolar. No total 18 produtores já foram certificados em Angra.

Comentários