Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Sebrae promove capacitação sobre sustentabilidade com pousadas da Ilha Grande e de Paraty

A coordenação regional do Sebrae/RJ na Costa Verde está promovendo Encontros Empresariais para os participantes do projeto Gestão Turística e Sustentável dos Meios de Hospedagem. O próximo assunto a ser abordado é ‘Acessando novos mercados – sustentabilidade como diferencial competitivo’, cujos encontros acontecem dia 29 em Paraty e dia 30 na Ilha Grande (Angra dos Reis).

Para o coordenador regional do Sebrae, José Leôncio de Andrade Neto, este painel será importante para apresentar aos empresários a amplitude do mercado baseado na sustentabilidade. “Trata-se de um nicho muito específico para o segmento de hotelaria, que a cada dia cresce e conquista mais turistas que praticam o ecoturismo, o turismo de aventura, e procuram por acomodações sustentáveis”, afirma Neto.

No início do mês (08/06), o encontro teve como tema ‘O papel da equipe na gestão da sustentabilidade’ e abordou os benefícios na padronização de processos e da criação de controles para os principais setores de um meio de hospedagem. “O objetivo foi mostrar de que forma os colaboradores podem contribuir no aperfeiçoamento do processo de gestão visando a aceleração de melhores resultados dos indicadores de sustentabilidade como economia de água e energia, satisfação do cliente, aumento da taxa de ocupação e ações sócio culturais”, esclarece a gestora estadual do projeto, Vanessa Cohen.

Estes encontros dão sequência ao ciclo de capacitações previsto no projeto para este ano. O primeiro aconteceu em fevereiro, sobre ‘Consolidação das boas práticas e gestão dos resultados’; e o segundo em maio, abordando ‘Tematização e design para pequenos meios de hospedagem sustentáveis’. Na Costa Verde, 11 empresas participam do projeto Gestão Turística e Sustentável dos Meios de Hospedagem, sendo oito da Ilha Grande e três de Paraty.

O projeto atende pequenos meios de hospedagem, como albergues, pousadas, hotéis, cama & café e similares, por meio de cursos e consultorias. O Sebrae orienta os empresários para a implementação de um sistema de gestão e sustentabilidade, pautado em boas práticas de sustentabilidade e em ferramentas que possam contribuir para a melhoria dos indicadores de sustentabilidade dos meios de hospedagem, além de estimular as empresas no aprimoramento da gestão empresarial. O objetivo é promover a melhoria do ambiente legal; fortalecer a gestão empresarial com foco na sustentabilidade, por meio do associativismo e do desenvolvimento comercial; e preparar os meios de hospedagem para aproximação e acesso a novos mercados.

Comentários