Saúde, Câmara e Feam discutem atendimento no Hospital Praia Brava

Encontros têm buscado a volta do atendimento pleno ao usuário do SUS no Hospital de Praia Brava.

O secretário de Saúde de Angra dos Reis, Rodrigo Oliveira, em conjunto com a Comissão de Saúde da Câmara, representada pelo vereador Carlinhos Santo Antônio e pela vereadora Maria do Carmo Aguiar, a Lia, participou na tarde de segunda-feira, 15, de uma reunião com a direção técnica da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), representada pela médica Teresa Leite e o médico Ilson Peixoto, além de Beto Moreira, presidente do Conselho Municipal de Saúde, para dar continuidade às tratativas referentes ao atendimento no Hospital de Praia Brava.
A unidade vem atendendo o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma referenciada, que é quando o cidadão somente é atendido se encaminhado pela rede municipal de saúde. A reunião foi acompanhada pelo ex-prefeito José Marcos Castilho, representando o deputado federal Luiz Sérgio.

– A reunião com a Feam teve intuito de continuar as tratativas para que o usuário tenha acesso pleno ao Hospital de Praia Brava, uma importante referência no suporte em nossa rede. A Câmara de Vereadores, por meio do vereador Carlinhos Santo Antônio e da vereadora Lia tem sido fundamental nessa empreitada. Vamos agendar um novo encontro, desta vez com a direção da Eletronuclear, para que esta dê o parecer sobre a volta do fluxo anterior no atendimento – destacou Rodrigo Oliveira, secretário municipal de Saúde.

O Hospital de Praia Brava foi criado por Furnas Centrais Elétricas em 1974 para o atendimento aos funcionários que trabalhavam nas obras das usinas nucleares. E segundo a Feam, mantenedora da unidade, seu público alvo são os funcionários das usinas e das empresas que são terceirizadas pela Eletronuclear, além da população circunvizinha à central nuclear. Em 1979 foi instituído convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde): a partir daí a medicação deixou de ser paga pelos usuários.

– Essa reunião foi um compromisso firmado por mim, enquanto presidente da Comissão de Saúde da Câmara, junto a nossa comunidade na última reunião do Conselho gestor de saúde do Frade. Há uma necessidade absoluta de que seja restabelecido o atendimento para nossa comunidade. Saímos com mais uma reunião marcada, dessa vez com a diretoria da Eletronuclear para que possamos acertar a parceria que advém de outras épocas e buscar normalizar o atendimento de saúde para nossa comunidade – destacou o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Carlinhos Santo Antônio.

A vice-presidente da Comissão de Saúde, vereadora Lia, também falou sobre a importância do atendimento pleno no Hospital de Praia Brava.

– A volta do atendimento pleno é uma questão de extrema urgência e a Comissão de Saúde da Câmara espera que esta situação se resolva logo, uma vez que o hospital é referência no atendimento aos cidadãos do quarto distrito e também dá suporte à rede de saúde de todo o município. Esperamos que o Conselho Curador da Feam repense esta questão e volte a prestar auxílio ao usuário do SUS – disse Lia.

Esta prevista para o dia 23 de junho, uma reunião extraordinária com o Conselho Gestor do Frade, para que a comunidade tenha o retorno dos encaminhamentos feitos junto à Eletronuclear.

COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA É PARCEIRA NA BUSCA POR MELHORIAS

Entendendo que a missão de uma saúde de qualidade é missão de todos, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis, que tem como presidente o vereador Carlinhos Santo Antônio; a vereadora Lia como vice-presidente e o vereador Claudinho como membro, vem realizando uma parceria com a Secretaria de Saúde, para promover melhorias ao cidadão.
Além da questão do Hospital de Praia Brava, os vereadores estão construindo agendas para obtenção de recursos para custeio do Hospital Geral da Japuíba e Unidade de Pronto Atendimento da Japuíba (UPA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.