Reuniões sobre o desenvolvimento da Ilha Grande

O ‘Voz Nativa’, projeto socioambiental que desenvolve cursos profissionalizantes nas áreas de Turismo de Base Comunitária, além de um jornal comunitário em toda a Ilha Grande, inicia em outubro a Caravana Voz Nativa, atividade com o intuito de debater junto a lideranças e moradores temas importantes sobre o desenvolvimento local de cada praia.

A Caravana dará uma volta na Ilha, realizando debates sobre temáticas presentes no cotidiano das comunidades como Áreas Protegidas, Unidades de Conservação e Turismo de Base Comunitária, além de ouvir os moradores sobre pontos relacionados a problemas locais como forma de buscar soluções participativas.

A atividade, idealizada pela equipe do projeto a partir das demandas identificadas nas visitas às praias, pretende contribuir para o fortalecimento das comunidades e tirar dúvidas dos moradores.

– A Caravana é uma resposta às diversas dúvidas e pedidos de apoio que viemos recebendo desde que iniciamos os cursos e as visitas do Jornal em toda a Ilha. Sabemos da importância de esclarecer alguns pontos e ouvir os moradores sobre temas do desenvolvimento local. A Ilha Grande abriga Unidades de Conservação que sofrem a interferência de leis e regras, é importante que as comunidades conheçam, para que possam lidar com elas, construir um desenvolvimento participativo e, principalmente, criar soluções para os problemas – Diz Marcio Ranauro, coordenador geral do Projeto e responsável pela Caravana.

Todos os moradores são bem vindos nos encontros da Caravana Voz Nativa, que já tem agenda fechada para reuniões nas comunidades do Saco do Céu, Araçatiba, Praia Vermelha e Praia da Longa.

Agenda:

  • Saco do Céu – Associação de Moradores – 08/out – quinta-feira – 19h
  • Araçatiba – Coreto – 13/out – terça-feira – 16h
  • Praia Vermelha – Escola Municipal – 15/out – quinta-feira – 16h
  • Praia da Longa – Coreto – 15/out – quinta-feira – 9 horas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.