Projeto visa sustentabilidade da região da Baía da Ilha Grande

iates
Compartilhe!

O Programa Talk Show, da Rádio Costazul FM, recebeu nesta segunda-feira, dia 5/03, o biólogo Tiago Rocha, gerente do Projeto BIG que conta com investimento de R$ 4,5 milhões do Fundo Global para o Meio Ambiente, além de R$ 45 milhões a serem investidos pelo governo estadual, para desenvolver projetos de sustentabilidade na baia da Ilha Grande. Os municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba também vão ter que colocar recursos.

Para os pescadores e demais usuários do entorno da baíia serão feitos encontros para que os investimentos sejam bem divulgados para garantir a qualidade ambiental da baia da Ilha Grande. Segundo o gerente do Projeto Tiago Rocha, o projeto tem quatro áreas principais de investimento que consistem no Planejamento, política e fortalecimento institucional.O estudo da biodiversidade e das áreas protegidas, além de um constante monitoramento e mitigação das principais ameaças à qualidade ambiental da região da baia da Ilha Grande terão um peso especial no Projeto.

Tiago destacou também, durante a entrevista, que o envolvimento público e a participação dos movimentos sociais na gestão ambiental da baía da Ilha Grande e no comitê da bacia hidrográfica da região, são fundamentais para o sucesso ambiental da baia da Ilha Grande e da otimização da sustentabilidade.

O Projeto vai estar articulado como os grandes empreendedores localizados no entorno da baía como Petrobras, Porto de Angra, Eletronuclear, entre outros. Ainda segundo Tiago Rocha, a questão do saneamento básico terá prioridade nas ações assim como ocupações irregulares.

Para isso todo o mosaico da região da Bocaina também vai ser monitorado informou assim como destacou que o projeto visa atender as questões estruturais por cinco anos e pode ser feito o fortalecimento das ações ao longo de mais 10 a 15 anos. O Inea e todos os órgãos governamentais estão atuando juntos no projeto assim como a prefeituras locais.

[display_podcast]