Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Presidente da Câmara denuncia situação do desembarque do lixo da Ilha Grande

Transbordo do lixo da Ilha Grande

Falta de cuidados ambientais e EPIs adequados são os principais problemas verificados.

Nesta quinta-feira, 15, o presidente da Câmara de Angra, vereador Zé Augusto, publicou em seu perfil do Facebook, um vídeo denunciando as péssimas condições do transbordo do lixo oriundo de comunidades insulares do município, como a de vilas da Ilha Grande, como Abraão, Araçatiba, Provetá e Aventureiro. O material que vem das ilhas desembarca no Cais dos Pescadores, ao lado do Cais de Santa Luzia, local que também recebe turistas e desembarque de pescado. Segundo verificou o parlamentar, os funcionários da empresa que cuida do lixo não contam com equipamentos de proteção individual (EPI) adequados para esta atividade insalubre. Além disso, é possível verificar que o chorume produzido pelo material vai direto para o mar, sem qualquer cuidado especial.

Temos que tirar este descarte de lixo daqui e que não seja feito desta forma que tem sido feito. Além de todo este problema ambiental, são funcionários passando pelo mesmo problema da empresa anterior, sem EPIs, descartando até material hospitalar, com luvas e botas furadas. É um total desrespeito ao trabalhador – afirmou o vereador.

Até o ano passado, o desembarque do lixo das ilhas no continente era feito por meio de Ecobags e em um outro tipo de embarcação, mais adequada para esta atividade, como mostra o vídeo abaixo. Esta tecnologia evitava o contato direto dos coletores com os detritos e que o material caísse no mar. Desde a semana passada, moradores da Ilha Grande, preocupados com a situação do transbordo do lixo fizeram uma série de denúncias sobre a questão por meio das redes sociais.

 

Comentários