Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Presidente da Câmara busca solução para o problema da coleta de lixo na Ilha Grande

Zé Augusto foi ao Abraão conferir pessoalmente situações relatadas por moradores.

Nesta quarta-feira, 05, o presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Zé Augusto, esteve na Vila do Abraão para conversar com moradores e verificar algumas situações que estão preocupando quem mora e visita a principal comunidade da Ilha Grande e um dos locais que mais recebem turistas em Angra dos Reis.

O problema do acúmulo de lixo na Ilha Grande que se intensifica em períodos de alta temporada e que este ano, por conta de problemas na troca das empresas da coleta de resíduos, tornou-se pauta dos principais veículos de comunicação do país, não passou despercebido do presidente do legislativo, que há dias vem cobrando da prefeitura uma ação mais para acabar com os transtornos que os moradores estão passando em várias comunidades de Angra.

– A população não pode sofrer por conta dos problemas envolvendo estas duas empresas, Inova da Limppar. Por conta disso fiquei satisfeito em ver que após nossa reclamação, a Prefeitura colocou o pessoal do Serviço Público para ajudar na coleta do lixo no Abraão. Esta empresa que está aí hoje, que presta um péssimo serviço, deve ser notificada, fiscalizada e multada. A população não pode ser penalizada por conta do erro que foi cometido no início deste ano – avaliou Zé Augusto.

Segundo informações da Prefeitura, o município já está preparando a licitação que definirá qual será a empresa que fará a coleta do lixo em Angra dos Reis. Uma decisão judicial considerou irregular a contratação emergencial que o Executivo fez com a empresa Inova e determinou que a Limppar reassumisse o contrato enquanto a Prefeitura efetua uma licitação. A decisão, em primeira instância, foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Estado.

Outros problemas afligem os moradores da Ilha Grande são: a questão da falta de ar condicionados na escola do Abraão, que estão instalados, mas sem funcionar por problemas na parte elétrica da unidade; e a situação do posto de saúde, que está tomado por mofo e, segundo relatos, está com o gerador quebrado. Zé Augusto vai encaminhar para o prefeito Fernando Jordão e seu secretariado estas questões e vai cobrar uma solução.

A violência na Vila do Abraão também preocupa a comunidade, que relatou que criminosos agem livremente em algumas ruas do bairro, em especial traficando drogas. Recentemente, preocupado com os índices de violência em Angra dos Reis, Zé Augusto esteve na presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na busca por um juiz residente para a vara criminal de Angra dos Reis, o que diminuirá a sensação de impunidade no município e ajudará na redução dos índices de criminalidade. Hoje Angra não possui um magistrado na vara criminal, o que acaba dificultando o trabalho da polícia, já que muitas vezes os criminosos presos acabam soltos por conta da falta de julgamento. Atualmente quem cuida da vara criminal em Angra dos Reis é um juiz de Mangaratiba que atende Angra, apenas uma vez por semana.

Comentários