PREFEITURA PREPARA OPERAÇÃO CARNAVAL

Por determinação da prefeita Conceição Rabha, a equipe de ordenamento da Prefeitura de Angra, coordenada pela TurisAngra, prepara para este carnaval ações de conscientização e fiscalização em todos os corredores turísticos da cidade. No total, 48 pessoas trabalharão na Operação Carnaval, que se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas.

Participarão das ações representantes da Capitania dos Portos, Polícia Militar, INEA, através do Parque Estadual da Ilha Grande (Peig), Unidade de Polícia Ambiental (Upam), Superintendência de Transportes e Trânsito, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Rodoviária Federal, Grupamento Marítimo Fluvial (GMF) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE).

Estes grupos estarão empenhados no combate ao preparo de alimentos em áreas públicas, em coibir o camping selvagem, assim como notificar ônibus turísticos irregulares, estacionamento na faixa de areia, e atividades clandestinas de turismo, como o aluguel de infláveis, ambulantes irregulares, entre outros. A operação contará ainda com o apoio de lanchas, que darão mobilidade às equipes.

Nesta semana a TurisAngra, o Inea/Peig e a Subprefeitura da Ilha Grande comunicaram às agências que fazem passeios ao Aventureiro sobre a impossibilidade de liberar o dayuse no local durante o carnaval, devido à expectativa de lotação da área, onde só são permitidas 560 pessoas simultâneas.

Em alguns pontos do município foram montadas equipes permanentes de fiscalização, mas a Prefeitura de Angra dos Reis manterá equipes itinerantes que receberão denúncias através do (24) 3369-7704.

EQUIPES FIXAS

No corredor turístico da Ponta Leste haverá equipes de plantão na Garatucaia e na Praia das Flechas. Os corredores turísticos da Estrada do Contorno e Centro contarão com equipe de fiscalização fixa na região da Praia do Tanguá e em locais como o Cais de Turismo, Cais da Lapa e Estação Santa Luzia. Na Ponta Sul, haverá um grupo de ordenamento fixo na Vila Histórica de Mambucaba. Na Vila do Abraão, na Ilha Grande, também haverá um grupo, assim como na Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia.

Além destas operações de rotinas, uma força-tarefa foi montada para garantir que a Praia do Aventureiro, localizada dentro da Reserva Biológica da Praia de Sul, não receba turistas sem autorização. Vale destacar que a autorização de acesso ao Aventureiro deve ser tirada no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil, por ordem de chegada e com o limite de 560 pessoas simultâneas na reserva, atendendo a um Termo de Compromisso assinado pelo município em 2006.

Comentários