Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Prefeita reúne-se com a diretoria da Transpetro para discutir a questão do Tebig

A prefeita Conceição Rabha, o vice-prefeito Leandro Silva e o presidente da Câmara, vereador Marco Aurélio Vargas, participaram, na manhã desta segunda-feira, 14, no Rio de Janeiro, de uma reunião com o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Paulo Pechiná. Durante a reunião, as negociações que vêm ocorrendo entre a Transpetro e a secretaria de Estado do Ambiente para o licenciamento definitivo do Tebig, em Angra dos Reis, foram discutidas.

No encontro, Pechiná relatou que as conversas com o Estado estão adiantadas e que vêm acontecendo entre o corpo técnico da Transpetro e da secretaria do Ambiente. Algumas reuniões, segundo ele, acontecem também entre a diretoria da Transpetro e o próprio secretário André Correa, que sinalizou a possibilidade de converter as multas aplicadas ao Tebig em projetos, que ainda não foram definidos, mas que poderão ser de prevenção contra novos vazamentos.

O diretor de Dutos e Terminais disse ainda, que o Tebig recebeu investimentos recentemente, o que melhorou sua condição estrutural e que hoje é o mais seguro terminal marítimo da Transpetro no país. Ele destacou também, que por conta da negativa do Estado para a continuidade das operações ship-to-ship na Baía da Ilha Grande, este trabalho foi transferido para Vitória (ES), o que significa uma perda de arrecadação estimada em R$3,6 milhões anuais em Angra dos Reis.

Segundo a prefeita Conceição Rabha o encontro no Rio foi bastante proveitoso, uma vez que o diretor da Transpetro se mostrou inteiramente engajado em manter as operações do Tebig. O diretor inclusive tranquilizou a prefeita quanto à nota divulgada no fim de semana, no jornal O Globo, dando conta de que a Transpetro entrou em um processo de diminuição de gastos e que, por isso, algumas de suas operações seriam suspensas. Quanto a isso o diretor deixou claro que essas medidas de contenção não paralisarão as atividades do Tebig no município.

2015-09-14-Prefeita reúne-se com a diretoria da Transpetro-Felipe de sousa (1)– O encontro com o diretor Paulo Pechiná foi produtivo porque nos atualizou das negociações em curso que poderão resultar no licenciamento definitivo das operações do Tebig em Angra dos Reis, mas, por outro lado, o fato dos interesses da cidade estarem sendo discutidos sem que o município esteja diretamente envolvido nas negociações é preocupante, em especial porque se fala em investimentos em projetos que não temos conhecimento – destacou a prefeita.

Ainda de acordo com Conceição Rabha, Paulo Pechiná se colocou à disposição de participar de reuniões no município para prestar os devidos esclarecimentos em fóruns de discussões sobre o assunto, reiterando sua preocupação em manter as operações do terminal em Angra.

Para o vice-prefeito, Leandro Silva, a conversa com Paulo Pechiná se mostrou produtiva.

– Vimos que o assunto vem sendo encarado pela diretoria da Transpetro com muita seriedade e isso nos dá certa tranquilidade. Nós vamos continuar monitorando essas negociações entre Transpetro e secretaria do Ambiente e nos reunindo com os gestores dessas instituições até que uma licença ampla seja concedida para as operações do terminal – completou Leandro.
Ainda segundo o vice-prefeito, uma nova reunião para continuar a discussão sobre o assunto já está sendo agendada com o governador Luiz Fernando Pezão.

Comentários