Prefeita cobra ajuda no custeio do Hospital da Japuíba


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/04/2015-04-22-reunião-secr-est-saude-Felipe-Peixoto-foto-Felipe-de-Souza-13-J.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
2015-04-22- reunião secr, est, saude – Felipe Peixoto – foto Felipe de Souza (13) -J
Compartilhe!

Reunião com o governo do Estado teve como pauta o compromisso de parceria no custeio do Hospital Geral da Japuíba (HGJ).

A Prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, se reuniu na última semana com o secretário de estado de Saúde, Felipe Peixoto, na sede da secretaria, na capital fluminense. A principal pauta foi o compromisso assumido pelo governador no cofinanciamento do custeio do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), inaugurado pela prefeita em janeiro de 2014, além do repasse de verbas atrasadas, que já somam R$ 10 milhões. O vice-prefeito Leandro Silva, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o deputado estadual Jânio, e os vereadores Carlinhos Santo Antônio e Claudinho, também participaram do encontro.

A conversa foi franca, produtiva e abordou ainda, além do HGJ, a abertura da unidade de tratamento a pacientes com câncer (na área do antigo Pronto Socorro, no Centro) e a abertura de novos leitos de CTI na cidade, possivelmente no próprio Hospital da Japuíba.

— O secretário Felipe Peixoto é um grande amigo de Angra. Ele nos ajudou muito quando estava na secretaria de Pesca e agora é nosso grande aliado também na Saúde. O pleito do Hospital da Japuíba é vital para que nós possamos ampliar os serviços na unidade. O Estado havia acenado com apoio em 25% do custeio do Hospital. Hoje, a Prefeitura está pagando metade desse investimento e a outra metade vem do Governo Federal — disse a prefeita Conceição.

Felipe Peixoto já sabia do pleito de Angra, mas comprometeu-se a ajustar o pedido de Angra à realidade de investimentos da secretaria este ano e dar resposta em breve.

— Tenho um histórico de parcerias com o município de Angra e a certeza de que avançaremos na questão da saúde. Faremos muitos projetos para ajudar a cidade, por orientação do Governo do Estado, que é apoiar as cidades do interior. Estamos dimensionando a questão do Hospital Geral da Japuíba, para termos noção do tamanho desse possível investimento. Marcaremos uma visita para avaliar de que forma poderemos apoiar esse hospital, que é importante não só para Angra, mas para toda região. O município será um dos contemplados pelo Programa de Apoio a Hospitais do Interior (Pahi) — destacou o secretário Felipe.

Com relação aos repasses de verba por parte do governo do Estado, o secretário se comprometeu em agendar uma reunião com a secretaria de Estado de Fazenda, para que o impasse seja resolvido.

— Firmamos com o secretário compromissos imediatos em relação ao financiamento do Hospital da Japuíba e a ampliação dos leitos de CTI na cidade. Saímos daqui com uma sinalização clara do esforço do secretário e do Governo do Estado para cumprir com o compromisso do governador de custear parte do Hospital. O secretário estará visitando o município no mês de maio, para que conheça as reais necessidades da nossa rede de saúde e inclua Angra o mais rápido no Pahi — frisou o secretário de Saúde de Angra, Rodrigo Oliveira.

Em relação ao centro de tratamento para pacientes com câncer, a negociação está bem adiantada. O município de Angra já formalizou o interesse numa parceria com outros seis municípios da Costa Verde, do Médio Paraíba e da Baixada Fluminense e agora basta à formalização desses acordos. Angra receberá pacientes de várias cidades para tratamento quimioterápico, que em contrapartida ajudarão no custeio da unidade.

— O secretário Felipe Peixoto se mostrou disposto a ajudar Angra dos Reis e isso demonstra o seu comprometimento com a cidade. Ele deixou claro os ajustes financeiros que o governador Pezão está fazendo, porém externou que a parceria entre estado e município continuará — disse o vereador Carlinhos Santo Antônio, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.