Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Pesquisa apontou liderança de Conceição na reta final das eleições

Em pesquisa contratada pelo jornal “A Voz da Cidade”, a Agência Mind, registrada no TSE sob o número RJ 00095/2012 e cuja coleta de dados aconteceu entre os dias 10 e 11 de setembro de 2012, com margem de erro de 5% para mais ou para menos, a candidata a prefeitura de Angra dos Reis, Conceição Rabha apareceu com vantagem de cerca de nove pontos percentuais sobre seu adversário, Fernando Jordão.
 

http://www.avozdacidade.com/site/images/IMG2_1_2_3.jpg

Intenção de voto espontânea

Segundo os dados apurados, na opinião de 400 angrenses, quando perguntamos em qual candidato votaria se as eleições fossem naquela data, sem mostrar qualquer nome ao entrevistado (voto espontâneo), Conceição(PT) continua na liderança aumentando 20,5 pontos percentuais em relação a julho quando a mesma tinha 23,3% da intenção de votos.

Naquele momento a candidata petista aparecia com 43,8% dos eleitores afirmando que querem vê-la prefeita da cidade. Já Fernando Jordão (PMDB) que tinha 15,2% de intenção de voto na primeira pesquisa,  aaumentaou suas chances em mais 19,3%, elevando para 34,5% dos pesquisados informando que gostariam de ver Fernando assumir pela terceira vez a administração da cidade. Indecisos somaram 15,5% das opiniões, enquanto 6% preferiram votar em branco ou anular seu voto.

http://www.avozdacidade.com/site/images/IMG3_1_2_3.jpg

 

Intenção de voto estimulada

De acordo com a pesquisa quando o eleitor é entrevistado e se apresentam a ele os nomes dos candidatos o resultado muda um pouco (voto estimulado). Conceição (PT) continua na liderança das intenções de votos tendo um crescimento de apenas 1,1% em relação a primeira pesquisa realizada pela Agência Mind em julho, sendo que 46,3% dos eleitores acreditam numa possível eleição da professora. Fernando Jordão (PMDB) quando é lembrado ao entrevistado muda sua margem de (37,2%) para (35,8%). Ainda temos 11,8% dos eleitores pesquisados indecisos e outros 6,3% dizendo que não votariam ou votariam em branco.

 

Rejeição Estimulada

Quando perguntados em qual candidato você NÃO votaria de jeito nenhum, tanto o peemedebista Fernando Jordão, quanto a petista Conceição Rabha (PT) tiveram aumento em suas rejeições, sendo que Fernando teve um aumento de7,5% e Conceição, aumentou em 9,0% sua margem de rejeição em relação a pesquisa anterior. Lembrando que em pesquisa realizada em julho com 600 angrenses, o cenário ainda não estava totalmente definido, sendo apurado separado os candidatos a vice prefeito de cada um dos dois. O que significa que agora em setembro, a rejeição é do grupo, dos dois candidatos na chapa. Ainda tratando de rejeição, dos 400 entrevistados, 40% não rejeitam ninguém e outros 5,8% rejeitam todos.

 

http://www.avozdacidade.com/site/images/IMG1_1_2_3.jpg

Candidato mais preparado

Entre as perguntas no questionário apresentado aos entrevistados, perguntamos se independente do seu voto, qual desses candidatos você acha mais preparado para ser prefeito de Angra? Dos entrevistados, 44,3% acham que Fernando Jordão (PMDB) é o mais preparado. Já 36,5% dos entrevistados acham que Conceição,está preparada para assumir o comando da cidade. 19,3% dos entrevistados não responderam.

 

Fonte

A Voz da Cidade

Comentários