Paraty restaura antigo Cinema no Centro Histórico

O antigo cinema de Paraty, instalado em um sobrado na Praça da Matriz, está de volta. O Cinema da Praça, com inauguração marcada para 19 de julho, às 20h, restitui aos paratienses seu cinema, inteiramente restaurado e reformado, com equipamento de cinema digital de alta qualidade.

O imóvel que abriga o novo cinema ganhou projeto contemporâneo, mantendo muito de sua configuração arquitetônica original – só comparável, no Centro Histórico, em suas dimensões, às principais igrejas da cidade. O casarão passou pela primeira reforma em 1930, quando foi transformado em sobrado para abrigar o Cine São Jorge. O lugar era mais conhecido como o “cinema do seu Pedro”, funcionando de forma mais ou menos atribulada, até meados dos anos 1970.

Fechado ou tendo outras destinações durante as décadas seguintes, foi adquirido pela Prefeitura de Paraty, que em 2015 iniciou o processo de revitalização.

O Cinema da Praça reestreia, assim, como um espaço cultural público, com uma sala de projeção de 80 lugares, com mobiliário que permite múltiplos usos. O espaço vai acolher – além de uma programação de qualidade, contemplando a diversidade do cinema e seus públicos – uma sala para leitura e pesquisa com acervo bibliográfico e multimídia, e uma sala multiuso destinada à formação em todos os aspectos do cinema e audiovisual, tendo como prioridade os jovens.

A programação do novo cinema prevê, em seu funcionamento regular, sessões escola durante o dia e sessões abertas ao público em geral, para crianças, jovens e adultos. Com a maior diversidade possível, a programação vai contemplar uma ampla gama de gêneros, incluindo produções recentes, sem esquecer dos clássicos, com atenção a filmes brasileiros, mas acolhendo os diferentes cinemas do mundo. O espaço busca ainda atrair a Paraty extensões ou edições de mostras de cinema, como o já confirmado Festival Varilux de Cinema Francês, que vai acontecer de 4 a 12 de agosto de 2018.

O Cinema da Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Paraty, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação Paraty Cultural, com patrocínio da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal; do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, apoio do BNDES e da Comunitas.

Comentários