Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Novo SPA do Centro é entregue à população

Local também abriga o Centro de Especialidades Odontológicas e Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids.

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na noite de terça-feira, 7, a inauguração do novo Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Centro, localizado na avenida Júlio Maria. O local também abriga o Centro de Especialidades Odontológicas e o Centro de Testagem e Aconselhamento DST/Aids. O investimento foi de mais de R$ 350 mil, sendo os recursos provenientes do Fundo Municipal de Saúde.

– Fico extremamente feliz em ver o dinheiro público sendo revertido em melhorias. Angra dos Reis, mesmo enfrentando uma crise econômica, que afeta todo o país, vai na contramão do governo do estado, que vem fechando diversos serviços. Teremos aqui um núcleo odontológico, de altíssima qualidade, e um Centro de Testagem e Aconselhamento, que serão importantíssimos para nossa cidade. Quando encampamos a Clínica SOJ e colocamos a Policlínica em funcionamento, fomos criticados pela turma que não quer os avanços da cidade, e, após o agravamento do panorama econômico, tivemos de transferir o atendimento para a Santa Casa, mas hoje cumprimos o nosso compromisso de retornar com o atendimento para este prédio. Isso com certeza dará maior qualidade ao atendimento dos usuários – disse Leandro Silva.

Após as chuvas de março de 2013, o prédio do SPA Centro sofreu grandes avarias, tendo o teto desabado. O atendimento foi suspenso e passou para um imóvel na rua Antônia de Vilhena, próximo ao Ceav, e, posteriormente, na antiga Policlínica. Com a digital da transparência e responsabilidade com o erário, o governo municipal iniciou o processo para reforma do SPA, contemplando ainda outras áreas.

– Hoje é mais um dia em que a população angrense pôde perceber que estamos trabalhando para a melhoria dos serviços de saúde e assim fortalecer ainda mais a rede pública. Esse é nosso caminho, e os usuários podem ter a certeza de que nossa equipe continuará trabalhando para a promoção de um Sistema Único de Saúde que atenda a todos – falou Eduardo Louzada, secretário de Saúde.

Secretários municipais, o vereador Claudinho, familiares do Dr. Heraldo Fiães Lima, cujo nome batiza a unidade, e representantes da população prestigiaram o evento.

SOBRE O SPA

O Serviço de Pronto Atendimento funciona como unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajuda a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária, como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

SOBRE O CEO

Os Centros de Especialidades Odontológicas estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

Os centros são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, implantado ainda no governo do ex-presidente Lula. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados, apenas nos casos mais complexos.
SOBRE O CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO DST/AIDS

Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde, com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

O atendimento nesses centros é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que o orientará sobre resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, os CTA são responsáveis por encaminhar as pessoas para tratamento nos serviços de referência.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelo CTA, dentro das unidades de saúde (ações intramuros) e fora dela (ações extramuros). Também disponibilizam insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas para a população geral, gel lubrificante para profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e kits de redução de danos para pessoas que fazem uso de drogas.

Comentários