Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Na tarrafa: Do UFC Angra à Fábrica que parou no Açu!

Só vou se for de carro

Determinado político ao descobrir que não seria possível chegar de carro até o ponto da cerimônia de entrega dos apartamentos da Pousada da Glória preferiu ir para casa a ter que descer na Estrada Angra Getulândia e seguir a pé até o local do palco das autoridades.

 

A mão que afaga
No mesmo dia em que o Governador Sérgio Cabral esteve em Angra para entregar os 240 apartamentos da Pousada da Glória ele assinou o contrato que tirou a fábrica de Tubos da Technip de Angra. Ele veio, discursou e não contou nada, pelo menos para a claque.

 

Uma incerteza antiga
Em julho, após uma matéria publicada no jornal “A Gazeta”, do Espírito Santo, acendeu-se o sinal amarelo sobre quem tinha qualquer certeza sobre a implantação da Fábrica da Technip em Angra. Após isto, a empresa rebateu as notícias e garantiu que as obras seriam aqui. A questão da necessidade de mais áreas de retroporto surgiu somente este mês, já que em primeiro de Novembro houve uma coletiva em que a Technip garantiu que estava tudo OK.
Mas se olharmos com atenção, o material enviado pela empresa e pela própria LLX, o que ficou evidente é que a ida para o Porto de Açu teve muito haver com os ótimos incentivos fiscais que Eike conseguiu para o local. Lá se paga apenas 2% de ICMS, contra os 18% pagos em outros lugares e a conta de luz é 30% mais barata.

 

Abafa!
Comenta-se que na sexta houve uma operação abafa sobre o caso da Technip e que algumas autoridades locais já sabiam desde a noite de quinta que a fábrica tinha subido no telhado. Ao que parece, devem ter achado que seria melhor esperar a entrega dos apartamentos para soltar a bomba longe do governador. Sérgio Cabral escapou da explosão por uma questão de minutos e nossos políticos devem ter engolido seco quando estavam no palco com o Governador.
Por falar nisto, o silêncio oficial continuou por quase uma semana que foi repleta de especulações por todos os lados.

 

Falta de coordenação política
Um grande erro de encaminhamento foi a falta de coordenação dos atores políticos de Angra no sentido de pressionar a Petrobrás, o Governador ou seja lá mais quem fosse para evitar a perda da fábrica. Temos ministro, deputado, amigos da Presidente da Republica, do Governador, de Senadores e cabos eleitorais de políticos de todo o calibre… representatividade não falta em Angra, o que faltou foi pressão política.

 

Cabral, o Cidadão Angrense
O Vereador Fiote ia dar o título de Cidadão Angrense para o Governador Sérgio Cabral. Conversei com o parlamentar e ele garantiu que mesmo após o Governador tirar a fábrica de Angra, o parlamentar ainda ia prestar a homenagem. Após pressão de outros vereadores a cidadania que seria votada na última terça, passou para quinta e após mais pressão de seus colegas (e da tal da opinião pública), Fiote acabou desistindo da proposta.

 

Crescimento desordenado
Lendo alguns comentários nas redes sociais dá a impressão que as coisas caem de pára-quedas em Angra. É de um non sense enorme achar que as usinas, o estaleiro, a Rio-Santos, o porto, a Transpetro, etc, surgiram em Angra do nada, como um passe de mágica. Se houve crescimento desordenado no município foi por pura conivência dos poderes públicos e ineficiência dos órgãos fiscalizadores.

 

UFC Angra
A disputa entre a TV Com e a TV Cidade pelo controle do canal comunitário de Angra chegou às vias de fato. Foi um verdadeiro show de horrores assistir durante horas vários comunicadores e formadores de opinião trocando ofensas e se estapeando na televisão. Pelo visto, cada um teve (?) sua razão para fazer o que fez, mas o fato é que com a confusão todos os protagonistas saíram perdendo e com acusações bastante sérias para responder na delegacia.
Para quem assistiu à confusão, o motivo da bagunça ficou óbvio: Todos querem mais 12 horas de programação de TV.

 

Cultuar explica Polêmica do Teatro de Rua do Abraão
E depois de 11 dias, a Cultuar finalmente se manifestou sobre a polêmica criada durante a apresentação de um grupo teatral no Abraão durante o Festival de Teatro de Rua. Em resumo, a Cultuar não teve nada com isto, já que a organização foi do grupo Cutucurim, que por sua vez disse que não sabia que ia ter gente nua na rua. Então, pelo visto, a culpa pela escolha da peça foi do próprio grupo teatral que a apresentou.

 

Prefeitura nos bairros
Legal a iniciativa da Prefeitura de Angra montar tendas para atendimentos na Monsuaba, é importantíssimo aproximar a população dos poderes públicos. Mas não seria mais interessante promover estas ações nos finais de semana, quando todo mundo está em casa, ao invés de uma terça-feira?

 

Pré-Sal em debate
Na próxima segunda acontece no CEA, da Praia da Chácara, um debate sobre a exploração do Pré-Sal e seus efeitos. Linhas de pensamento pró e contra estarão representadas. O evento é ideal para os palpiteiros de plantão.

 

Prestação de contas do Prefeito
Foi boa a iniciativa do Prefeito de Angra reunir seus subordinados para uma prestação de contas de seu mandato, já tinha passado da hora. Esta prática é bastante comum entre os vereadores que trocam informações com subalternos e fazem avaliações com seus assessores. Resta saber se a convescote (como batizou o J. Vieira) servirá para o governo azeitar a máquina e melhorar as relações com parte importante dos assessores.

 

Tuca x Fernando: A desinformação
O presidente do Diretório do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no município, Marcos Silva, confirmou ao jornal A Voz da Cidade que o prefeito Tucá Jordão é pré-candidato nato, a prefeito da cidade pela sigla, tendo como vice Aurélio Marques (PR). O estranho é que ao mesmo jornal, o presidente do PSD de Angra, Rogério Moreira, o Rogerinho, afirmou que o partido vai apoiar o deputado federal Fernando Jordão (PMDB) para prefeito da cidade. Oficialmente o deputado ainda não mencionou a sua candidatura, mas Rogerinho explicou que essa será uma decisão interna do PMDB, uma vez que Tuca estaria mal nas pesquisas. O Presidente do PMDB garante que se o Fernando apresentar a candidatura, será a convenção do PMDB que escolherá o candidato. Aí, o que vale é quem tem a maioria do diretório!

 

PSD na condicional
Rogerinho garantiu também que o PMDB só terá o apoio do PSD se o candidato for o ex-prefeito Fernando Jordão. Caso contrário, o PSD irá reavaliar a posição do partido para lançar candidato próprio ou fazer coligação com outra legenda.

 

Concurso da Câmara!
Depois de quase 20 anos a Câmara de Angra vai realizar concurso público, são 100 vagas para contratação imediata e as inscrições começam hoje. Para concorrer basta preencher formulário pelo endereço eletrônico www.institutomais.org.br, entre os dias 25 de novembro e 15 de dezembro, até as 17h e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 16,00 ou R$ 18,00, conforme o cargo.

 

Talk show nos Bairros
Já é sucesso o quadro Talk Show nos Bairros que estreou semana passada na Rádio Costazul. Já estivemos no Cantagalo e na Vila Velha. Esta semana estivemos na Grande Japuíba e não param de chegar denúncias e sugestões de pauta. Mande a sua para o e-mail meubairro@costazulfm.com.br

 

Vila Velha poluída

Esta semana estivemos na Vila Velha, que assim como outras praias de Angra encontra-se poluída. O problema é que a Vila Velha tem uma estação de Tratamento de Esgoto, que “funciona” no bairro há alguns anos. O cheiro de esgoto na praia evidencia o problema, que segundo os moradores poderia ser resolvido separando as águas pluviais do esgoto. O Presidente do Saae prometeu que nos próximos dias a coisa toda será resolvida e garantiu que até o verão os moradores poderão tomar banho de mar sem o risco de micoses. Estamos de olho!

 

Até a próxima sexta!

Comentários