Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Na Tarrafa: Do incidente com Tuca às exonerações da Câmara

Tuca no Hospital

A internação do Prefeito Tuca Jordão nesta terça, com uma série de ferimentos deu e está dando muito o que falar em Angra. Já escutei por aí todo tipo de teoria, das mais simplistas às mais elaboradas e extravagantes.

A Versão Oficial

8 horas depois do ocorrido, em nota, a Prefeitura de Angra informou que o Prefeito foi no banheiro pegar um remédio, passou mal e caiu, se ferindo com estilhaços de um Box de vidro.

A Carta

Dois dias depois do ocorrido, a Prefeitura de Angra soltou uma carta oficial na qual o Prefeito admite problemas de saúde, possivelmente depressão, e agradece a preocupação da população. A mensagem é assinada por ele e pela primeira dama.

As outras versões

Algumas pessoas juram de pés juntos que viram o Tuca saindo brigando com a esposa de um restaurante e acabou esfaqueado depois de chegar em casa, versão esta que supostamente foi confirmada pelo Presidente do PMDB de Angra ao Jornal O Dia. Ressalto que ainda na quarta-feira, o diretório municipal negou que Marcos Silva tenha dado tal depoimento ao periódico. Além desta versão, da briga doméstica, também falou-se em tentativa de suicídio, assalto e mais algumas versões que não chegaram a ganhar vulto pelas ruas.
O silêncio do corpo técnico da Santa Casa de Misericórdia de Angra, que até o momento não mostrou um prontuário ou se manifestou oficialmente sobre o caso, só prejudica a apuração da verdade, já que a ausência de documentos oficiais dificulta a comprovação de qualquer uma das versões, seja ela a oficial ou a mais fantasiosa. O fato é que há muitas informações desencontradas e muitas dúvidas no ar. Entre elas: onde está a primeira dama? Cadê os prontuários? Porque os médicos não falam…. e assim vai. Este sumiço do casal só prejudica a apuração da verdade e dá ainda mais margem aos comentários.

Os únicos fatos confirmados até o momento são:

  • Tuca está ferido.
  • O Prefeito deu entrada na Santa Casa e depois desapareceu.

Aliás…

Comentava-se esta semana pelos gabinetes da Câmara que o Prefeito Tuca ia apresentar uma carta de renúncia, mas foi convencido a voltar atrás e tirar a licença de 30 dias. Segundo um informante do Angranews, a idéia ainda não estaria descartada.

Melhoras

Desejamos muita saúde para o Prefeito Tuca Jordão. Que sua melhora seja rápida e que sua saúde seja restabelecida o mais breve possível! Muita força e luz para ele e sua família!

“Prefeito Cai e o Vice Assume”

Esta foi a chamada de capa do jornal “A Cidade” desta sexta  que definiu perfeitamente a situação do município, que se confirmou na noite desta quinta quando a Câmara aprovou a licença de 30 dias do Prefeito Tuca. Mesmo contra a vontade (não expressada) de alguns políticos, Essiomar Gomes, que rompeu com o prefeito vai sentar na cadeira e avisou: “Desta vez eu tenho tinta na caneta”.

Aliás…

Por falar em tinta, comenta-se nos corredores da Prefeitura que a caneta do Essiomar vem acompanhada de papel e uma mexida no secretariado será inevitável. Ao que consta 3 pastas, que andam problemáticas sofrerão mexidas. É esperar para ver.

Vice não, Vereador

O Vereador Jorge Eduardo Mascote garantiu que contrariando o desejo de alguns caciques de Angra, ele não será o vice da chapa a ser lançada pelo PMDB. Jorge garantiu que tentará sua reeleição à Câmara.

Justiça bate o martelo na Câmara

E finalmente (pelo menos por enquanto) a justiça determinou que os Vereadores de Angra reduzissem suas verbas de gabinete e exonerassem seus assessores mais próximos. Atualmente, cada um dos 12 parlamentares de Angra conta com uma verba de gabinete de R$43 Mil que pode ser distribuída na nomeação de até 35 assessores. Com a mudança, as verbas de gabinete dos vereadores foi reduzida para R$22,5 Mil e o número máximos de assessores por gabinete foi limitado em 13. O “por enquanto” lá em cima é que a Câmara irá recorrer da decisão.

Aliás…

Correu uma ordem para os vereadores segurassem as exonerações até a próxima semana. O motivo é que a Câmara espera suspender mais uma vez a decisão de primeira instância, mas é bom correr, porque o recesso do judiciário começa na próxima semana!

Situação quente no estaleiro

O racha na direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra, entre o grupo do Presidente Helinho e do Diretor Rogerinho não tem hora para acabar e parece esquentar cada vez mais. Carros de som e panfletos são distribuídos por todos os lados e as farpas políticas estão sendo contabilizadas. A última vítima foi um diretor, acusado de acumular empregos no Prefeitura (guarda de trânsito e chefe de almoxarifado) no Sindicato e porque não, no estaleiro. Este pelo visto terá muito o que explicar… Esta semana gravei com um diretor, semana que vem conto mais.

 Carnaval com rumo duvidoso

O Jornalista Beto Carmona pediu nesta quinta (15/12) sua renuncia da direção da Associação de Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis. Toda a diretoria da ABCAR acompanhou o ex-dirigente. Uma comissão provisória irá organizar o carnaval angrense junto à Prefeitura.

Alô Manutenção

A Liga Independente de Futebol de Praia de Angra dos Reis denúncia que além dos campos de futebol de praia do São Bento serem utilizados para estacionamento de ônibus e depósito de entulho de obras e demolição, recentemente, até os bancos utilizados para os jogadores reservas ficarem  durante a prática do futebol, foram destruídos.

Comentários