Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Na Tarrafa: Das Eleições no Facebook às obras na Praia do Anil

Eleições no Facebook

Tem pelo menos uns cinco candidatos a vereador que estão se garantindo nos votos de seus amigos do Facebook para se eleger. O problema é que os “amigos” do Face de todos eles são os mesmos, que no final “racham” a mesma pizza. Se tudo der certo, sobra uma fatia para cada um, senão, sobra pelo menos à azeitona.

Por outro lado…
Algumas pessoas estão franqueando seu espaço nas redes socias para servir como palanque para alguns candidatos. Nada mais nobre e normal, o problema é que alguns estão vendendo o que não tem… é bom o pessoal ficar esperto.

Ex-prefeitos para Prefeito
Se nas eleições passadas Angra já viu o embate de dois ex-prefeitos na luta por uma cadeira em Brasília, agora o comentário é que Luiz Sergio e Fernando Jordão podem disputar a cadeira hoje ocupada pelo Tuca. Que o Fernando já é pré candidato ninguém duvida, mas o Luiz Sérgio é novidade… que aliás já foi desmentida pelo ministro.

 

Essiomar racha de vez
Que a relação entre o Tuca e o Essiomar já estava ruim desde o ano passado não era mistério para ninguém, mas esta semana o divorcio finalmente foi anunciado. O Vice-Prefeito de Angra garantiu, durante uma coletiva, que será candidato à Prefeito nas Eleições de 2012.

Technip ou Brasil Supply?
Ao contrário do que muitos pensam , aqueles enormes tonéis instalados no Porto de Angra não são da Technip, são da Brasil Suply, que alias, está contratando. Interessados devem deixar currículos na portaria Santa Luzia do Porto.

Que Timming hein!
Que as obras são necessárias, isto ninguém duvida, mas abrir uma mega vala na Avenida Ayrton Senna, logo em frente ao Iate Clube Aquidabã, bem no início da época de chuvas é de uma falta de planejamento impressionante. Não dava para fazer a obra na época de seca não?

Aliás…
Enquanto tem gente atolando no lamaçal da Praia do Anil, outros estão derrapando na ladeira do Cavalo Cansado… que timming hein! Entre o Tatu e o Cavalo, somos nós que ficamos engarrafados!

Por falar em seca
A esperança dos moradores de Angra é que com as chuvas finalmente voltaremos a ter um abastecimento de água decente. Praticamente todos os bairros do Centro reclamam das torneiras secas. O pessoal do Camorim já fez manifestação até na Rio-Santos.

Aliás…

Por conta da notória falta d’água a empresa Brasil Supply terá uma estação de dessalinização para não depender dos sistemas que “abastecem” o Centro de Angra.

Entulho
Os caçambeiros de Angra, que recolhem entulho estão tão sufocados que alguns já deixaram o município. A questão é que hoje eles pagam R$60 para despejar uma caçamba de entulho no aterro sanitário e um caminhão com 4 Toneladas de material paga R$120, o que está inflacionando o preço do serviço e inviabilizando a atividade. Alguns acabam dando outra destinação ao material e acabam sendo multados. Segundo um destes trabalhadores, a Secretaria de Meio Ambiente não oferece uma opção para que eles possam operar na legalidade. Sem estas caçambas, setores da construção civil podem acabar com sérios problemas.

E o Hospital hein!
Bom, que vão inaugurar o Hospital da Japuíba no dia 8 de Dezembro já foi alardeado por todos os cantos… o problema é que ele será entregue mas os atendimentos só começam depois. Lembro que o eterno candidato a vice-prefeito, Aurélio Marques, foi um dos primeiros a alardear o Hospital, quando ainda era deputado. Antes dele inauguraram até a placa das futuras instalações. Depois disto aconteceram inaugurações de Lajes, com direito a cachorro quente e tudo. Resumo da ópera, o cidadão, que está cansado de participar (e pagar) por estas cerimônias, quer é ser bem atendido nesta unidade de saúde que já foi inaugurada tantas vezes.

Japuíba: O novo Centro
Que o Centro de Angra está apertado, sem estrutura e que não suporta mais nada, não é novidade para ninguém. Ponto pacífico! O problema é que algum iluminado olhou para a Grande Japuíba e pensou: “Opa, é aqui que vou despejar tudo e desafogar o Centro, achei a grande solução, a panacéia do urbanismo municipal!”.
O fato é que nos últimos anos, o bairro já recebeu milhares de famílias, o comércio cresce a olhos vistos, vai receber um hospital (?), já tem a UPA, um Aeroporto, alguns mercados grandes, escolas, etc. O que os iluminados parecem esquecer é que a Japuíba cresceu sim e tem tudo para no futuro se tornar de fato um novo e pujante Centro da Cidade, mas o que parecem esquecer é que a infra-estrutura de toda aquela região ficou para trás. O que se faz há anos é adaptar a infra-estrutura antiga para suportar a demanda que só cresce, o que no popular se chama “Fazer o puxadinho”! Por conta disto é que o bairro sofre com a falta de acessibilidade, ruas estreitas, com a falta de saneamento, água…

Chega de puxadinhos
Sem uma reurbanização abrangente, como a desenvolvida pelo grande Francisco Pereira Passos, que colocou o Rio de Janeiro no Século XX, a Japuíba irá viver o Caos. A ausência de ruas largas associadas com o aumento do trânsito de pessoas e veículos irá muito em breve, dar um nó na região e a ausência de vagas de estacionamento e problemas básicos no sistema de transporte coletivo poderá deixar a situação ainda mais complicada. Não adianta construir um Paço Municipal moderno e implantar toda uma estrutura administrativa se o bairro não tem a infra-estrutura necessária para receber toda esta demanda. O que a Japuíba precisa hoje são ações enérgicas para desafogar e modernizar o que já existe, só em um segundo momento a região estaria preparada para receber todas estas repartições e serviços. Sem planejamento ficaremos eternamente no urbanismo de puxadinhos e as soluções ficarão cada vez mais caras e complicadas.

E o Centro, como fica?
A idéia que nos vendem é que com a ida dos poderes públicos para a Japuíba, o Centro poderá ser preparado para os turistas e o comércio irá florescer. Alguém acredita mesmo nisto? Hoje o comércio de Angra vive basicamente das pessoas que vem à região central para tratar de assuntos administrativos na Prefeitura, Câmara, em algum órgão estadual qualquer e ir aos bancos. Em relação aos bancos, as agências já começaram a migrar para ouras regiões, a Câmara deve construir seu centro administrativo no Balneário, a Prefeitura vai para a Japuíba, a atividade pesqueira vai para o Pontal e a Fábrica da Technip foi para o Porto de Açu. Bom, tomara que o turismo segure a onda, porque vendo a coisa de uma forma mais ampla, a perspectiva não me parece das melhores.

Aliás…
O Turismo é tão importante para o comércio local que basta um feriado para todas as lojas ficarem fechadas, com ou sem navios desembarcando no Cais de Santa Luzia.

E o Abraão hein!
Cadê as verbas do Prodetur? Esta é a pergunta que os empresários do Abraão vêm se fazendo dia após dia. Das obras, até o momento só desembarcaram na ilha as promessas, o verão já chegou e a Praia do Abraão continua poluída.

Concurso da Câmara Bombando
O Concurso da Câmara Municipal de Angra dos Reis, cujas inscrições irão até o dia 15 deste mês, já aqueceu o mercado de apostilas e cursos preparatórios. Somente em uma barraquinha de apostilas da Rua do Comércio, são vendidos uma média de 30 encadernados por dia, mas segundo o vendedor, que veio de Macaé para comercializar o material em Angra, a expectativa é que até o final deste mês, sejam vendidas pelo menos 100 unidades diárias.

Onanista?
O Ver. Leandro Silva, através do Requerimento Nº 554/2011 solicitou o Plenário da Casa para a entrega da Moção de Aplausos para ele mesmo. Depois de um período de silêncio o parlamentar explicou o que parecia um onanismo político. A homenagem que ele receberá será dada pela ALERJ.

Caderno Especial da propaganda oficial
No último sábado foi encartado no Jornal O Dia, um caderno especial com propagandas institucionais da Prefeitura de Angra. É importante que o governo divulgue suas bandeiras e realizações, só que quando os debatedores de plantão classificam este material publicitário como “reportagem” ou como “caderno especial” e se “esquecem” de mencionar que estamos falando de propaganda, acho injusto com o leitor desavisado, que acaba comprando gato por lebre. Existe uma diferença fundamental entre o que é jornalismo e o que é publicidade, mesmo que ela se disfarce como tal. Um destes detalhes é o chamado contra-ponto.

O E-mail
Um e-mail, que segundo informações tem origem gaiata, está dando o que falar entre pessoas ligadas à cultura em Angra. Na tal mensagem, há referências à “Revolução”, entre outras palavras que deixou muita gente por aí de cabelos em pé. Por conta disto, foi criada uma listinha de pessoas que estão passando por maus bocados. Pelo que soube a coisa toda vai parar na justiça e alguns garantem que será um alvoroço.

E no Facebook…
Os debates continuam cada vez mais acalorados nas redes sociais, de um lado os que fazem acusações contra A, B, C, D… do outro a “terrível” tropa de choque, sempre online, aparelhada e atuante, mesmo em horário de trabalho.

600
São as pessoas que seguem a Fan Page do Angranews no Facebook! Obrigado pela confiança!

Comentários