Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Municípios da Costa Verde são os mais preservados do Estado

DCIM103GOPROGOPR3569.JPG

Angra dos Reis foi o município fluminense que mais preservou seu bioma. Levantamento é da Fundação SOS Mata Atlântica.

O Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelou quais cidades do Estado do Rio de Janeiro mais preservaram e mais preservaram seus biomas. No topo da lista Angra dos Reis foi o município fluminense que mais conservou o seu bioma, com 80% do total natural preservado. Na sequência estão Paraty e Mangaratiba, ainda na região, Rio Claro aparece em nono lugar.

Conceição de Macabu, Rio das Flores e São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, foram as cidades que mais desmataram a Mata Atlântica entre 2014 e 2015, com a eliminação individual de 6 hectares, ou um total conjunto de 18 hectares de floresta entre 2014 e 2015 (aproximadamente a área de 18 campos de futebol).

image006

Neste ano, em que a SOS Mata Atlântica comemora seu 30º aniversário, o estudo mapeou os 100 municípios que mais desmataram o bioma entre 1985 e 2015. Nesse ranking, o Rio de Janeiro aparece com 13 municípios. Juntos, eles desmataram 94.825 hectares, o equivalente à área do município de Nova Friburgo (93.341 hectares).

– O Atlas dos Municípios é extremamente importante, pois traz um balanço de quais estados e municípios têm dado o devido valor à preservação das florestas nativas e do meio ambiente. Nesta edição, por meio do levantamento de 30 anos, conseguimos mapear a situação das cidades e esperamos que esse Atlas contribua para incentivar os novos governantes a conservarem a Mata Atlântica – disse a diretora-executiva da SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota.

Os mapas dos principais rankings nacionais estão disponíveis em: https://nuvem.sosma.org.br/index.php/s/zPxBZePmCXIFfXN

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Comentários