Ministro de Minas e Energia visita Angra

Ministro de Minas e Energia visita Angra

O presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Marco Aurélio Vargas (PROS), e o vereador Chapinha do Sindicato (PSD) participam na noite desta quarta-feira (27), junto da prefeita Conceição Rabha, de uma reunião, em Brasília, com a direção da Eletronuclear e o Ministro, para buscar uma saída para o impasse na liberação das contrapartidas de Angra 3.

Já na última semana, os parlamentares participaram de diversas atividades na defesa do trabalhador angrense. Na sexta-feira (22), Marco Aurélio e Chapinha integraram a Comitiva que recebeu o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga e o Presidente da Eletrobras, da Costa Carvalho Neto. Com eles estavam a prefeita Conceição Rabha e os deputados federais Luiz Sérgio (PT) e Fernando Jordão (PMDB).

Durante a manhã, o Ministro, acompanhado do presidente da Eletronuclear, Pedro Figueiredo, visitou as instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde pode acompanhar de perto o andamento das obras da terceira unidade nuclear e conhecer a estrutura de Angra 2.

No final da tarde, os representantes do Legislativo angrense acompanharam Eduardo Braga em visita ao Estaleito Brasfels, onde aconteceu uma reunião com Kwok Kai Choong, presidente da Keppel FELS Brasil e do Estaleiro BrasFels.

O Ministro de Minas e Energia demonstrou satisfação com a história e o trabalho desenvolvido pelo estaleiro, que é um dos mais importantes do país. Na saída, um de seus gestos chamou a atenção dos presentes. Batendo na parede, o ministro disse: “Este aqui faz!”.

Para o presidente do Legislativo, este foi um momento muito importante para a cidade.

– A vinda do ministro foi um chamamento da base do governo federal para ver a Eletronuclear e a BrasFels, que têm uma grande responsabilidade na empregabilidade de nossa região. Tenho certeza que ele agora será mais um soldado na manutenção dos postos de trabalho -, destacou Marco Aurélio Vargas.

O vereador Chapinha do Sindicato também comentou a importância da visita ministerial e demonstrou sua preocupação com a onda de demissões na construção naval.

– Estamos fazendo nosso papel, lutando pelo trabalhador metalúrgico de Angra dos Reis. A vinda do Ministro Eduardo Braga foi muito importante para o nosso município. A gente precisa que a SeteBrasil cumpra com a sua parte, para que os empregos sejam preservados -, defendeu o parlamentar.

O presidente da Keppel FELS Brasil destacou a importância da parceria entre a empresa e o poder público local.

– Agradeço a visita e o suporte do poder público local – prefeitura, Câmara de Vereadores e deputados federais. Entendo a importância da parceria entre o poder público e a empresa nesse momento. Vou continuar a trabalhar de perto com essa parceria, que é tão importante para Angra dos Reis -, disse Kwok Kai Choong.

A prefeita Conceição Rabha também avaliou o encontro:

– A vinda do Ministro foi muito importante para Angra dos Reis. Primeiro porque ele pode ver de perto o andamento das obras de construção de Angra 3, que tem valor estratégico para o desenvolvimento do Brasil e um impacto positivo na geração de empregos no município e também porque pode ver de perto a importância de nosso estaleiro -, explicou Conceição.

Ship to ship

Antes da agenda com o Ministro de Minas e Energia, o presidente do Legislativo, Marco Aurélio Vargas, e o vereador Chapinha do Sindicato foram até à Transpetro, onde se reuniram com seus dirigentes. Em pauta, a importância da liberação da operação Ship to Ship (navio para navio) para o município.

Na quinta-feira (21), Marco Aurélio e Chapinha participaram, junto do deputado federal Fernando Jordão, da Audiência Pública da Comissão de Minas e Energia (CME), na Câmara Federal, que debateu a crise da Indústria Naval no Brasil.

Comentários