Marco Aurélio eleito presidente da Câmara de Angra

10846432_894126967292513_395252975593412593_n
Compartilhe!

O vereador Marco Aurélio Vargas Francisco (PROS) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis. Ainda compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos legislativos, no biênio 2015/2016, os vereadores Helinho do Sindicato – PcdoB (1º vice-presidente), Dra. Cássia Caldellas – PSD (2º vice-presidente); Eduardo Godinho – PT (1º secretário) e Sargento Thimóteo – PR (2º secretário).

A eleição para a composição da nova Mesa Diretora aconteceu na manhã desta terça-feira, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Centenas de pessoas acompanharam o pleito no qual, por 8 votos a 6, o vereador Marco Aurélio Vargas venceu a chapa encabeçada pela vereadora Lia, do PT.

– Tenho orgulho de ter a Prefeitura como minha segunda casa. Sou servidor público há 32 anos. Meu caráter eu mostrei durante a minha trajetória na vida pública. Queremos transparência na nossa gestão para que nossa Casa possa ser respeitada. Nós vamos trabalhar muito, com competência para construir uma cidade melhor -, disse o novo presidente.

O vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB) anunciou que o governo de transição começará nesta quarta-feira, 3 de dezembro.

– Minha equipe está preparada para receber a equipe do novo presidente, que tomará posse no dia 31 de dezembro, em local e horário a ser definido. O que fica desta eleição é que não existem vencedores e vencidos. Quem ganha com esta democracia é a população de Angra dos Reis -, destacou Jorge Eduardo Mascote.

O novo presidente

Marco Aurélio Vargas é formado em engenharia civil na Universidade Veiga de Almeida. Na sua vida profissional teve como destaque as obras da Hidrelétrica de Xingó e a expansão do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Trabalhou na empresa Tecnosolo, na Geotécnica e Odebrecht do Brasil, na construção das Usinas Angra 1 e 2; no estudo da estabilização de encostas de diversos pontos na cidade afetados por tragédias, incluindo a dragagem do Rio Japuíba.

Em Angra, Marco Aurélio participou também de obras de estabilização de terra e de contenção; fez parte ainda da desativação do lixão e do início da operação do aterro sanitário. Com isso, o município subiu de oitava para a quinta posição na arrecadação do ICMS pelos critérios ambientais, já que é política nacional de resido sólido. Desde então, Marco Aurélio vem crescendo na luta pela preocupação ambiental e urbanística do município.
Servidor público há 32 anos, Marco Aurélio foi secretário municipal de Obras e Planejamento e Desenvolvimento; além do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, atuando efetivamente na coordenação da construção dos Condomínios Cidadão.

Marco Aurélio atua incansavelmente na luta para que o município tenha um estudo arquivado das macro drenagens das Sub-Bacias hidrográficas do Parque Mambucaba, Bracuí e Japuíba, facilitando a realização do desassoreamento dos rios. Contando ainda com o Plano Diretor do município para a revisão do zoneamento, na implantação de um novo gabarito.

O vereador Marco Aurélio Vargas Francisco, do PROS, exerce seu quarto mandato e tem como meta principal a implantação do serviço de engenharia pública; permitindo à população mais carente acesso gratuito à orientação de profissionais de Engenharia e Arquitetura. Ele defende ainda a preservação do patrimônio artístico, histórico e cultural da Baía da Ilha Grande e a urbanização do município de Angra dos Reis.

Marco Aurélio Vargas foi vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara, tendo se destacado nas Audiências Públicas realizadas para discussão do Orçamento Municipal. Também foi vice-presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos.