Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Mangaratiba implementa prontuário eletrônico

Prefeitura estrutura unidades de saúde com tecnologia pela melhoria do atendimento médico de Mangaratiba.

As secretarias de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e de Saúde e Defesa Civil de Mangaratiba dão continuidade ao projeto de implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) nas unidades de Atenção Básica e ESFs do município. Nesta quinta-feira (1) os técnicos em informática da Prefeitura estiveram na unidade de Itacuruçá, completando a fase de instalação de rede e internet, capacitando os profissionais da Saúde e dando todo o suporte necessário para que o sistema possa funcionar a todo vapor.

“O que foi planejado nas reuniões em janeiro está sendo executado. Já estruturamos todas as unidades de saúde com tecnologia para atender ao novo programa. Foram instalados cerca de 40 computadores, estamos finalizando a parte de rede e internet e capacitando os servidores. Nosso objetivo é informatizar os atendimentos, o que vai resultar numa melhora significativa nos serviços oferecidos à população de Mangaratiba”, destacou o secretário adjunto de Tecnologia Hugo Dourado.

O objetivo da implantação do programa é melhorar a qualidade do atendimento médico no município, criando mecanismos de controle, avançando numa nova perspectiva, uma gestão informatizada, que evita fraudes e perdas desnecessárias. O PEC permitirá que os médicos consultem o histórico do paciente, com informações de diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas.

O sistema e-SUS/AB PEC é destinado a municípios cujas Unidades Básicas de Saúde são informatizadas e contam com profissionais capacitados para apoiar sua implantação. O Ministério da Saúde fornece gratuitamente o software às prefeituras que solicitam o sistema. A primeira versão do programa possui ferramentas para cadastro dos indivíduos, gestão da agenda dos profissionais e atendimento individual. A versão seguinte do sistema já prevê inclusão de outras funcionalidades como abordagem familiar, controle de imunização, prontuário de saúde bucal, gestão da lista de espera de encaminhamentos, gestão do cuidado a doenças crônicas e geração de relatórios dinâmicos.

Comentários