Lula participa de ato a favor da construção naval em Angra

15146713_1127587757291141_1474877133_o
Compartilhe!
Ação foi promovida por diversas centrais sindicais e ainda contou com a presença do deputado federal Luiz Sérgio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou na manhã desta quinta-feira, 17, de um ato a favor da construção naval, na entrada do Estaleiro Brasfels. A ação foi promovida por diversas centrais sindicais e ainda contou com a presença do deputado federal Luiz Sérgio e de representantes de centrais sindicais como CUT, UGT, CTB, CNM/ CUT e FUP.

Lula chegou pontualmente às 6h e subiu ao caminhão de som, posicionado estrategicamente na entrada do estaleiro e foi recebido por aproximadamente mil trabalhadores, segundo a assessoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e região.

O ex-presidente aproveitou a oportunidade para pedir que os trabalhadores se unam, uma vez que o atual governo quer acabar com a Lei do Conteúdo Nacional, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula. O conceito de Conteúdo Local nada mais é do que a proporção dos investimentos nacionais aplicados em um determinado bem ou serviço, correspondendo à parcela de participação da indústria nacional na produção desse bem ou serviço. Assim, quando uma plataforma ou refinaria, por exemplo, possui um alto índice de conteúdo local, significa que os bens e serviços utilizados em sua construção são, em grande parte, de origem nacional, e não importados.

– Na campanha de 2002, prometi que a indústria naval seria uma prioridade em meu governo. Em dezembro de 2003 vim A Angra, onde assinei os contratos para as construções da P-51 e a P-52, garantido emprego para quase 12 mil trabalhadores. Depois vim em 2004, 2007, 2008 e 2010, sempre buscando incentivar o crescimento deste setor tão importante para Angra e região. Os trabalhadores deveriam chamar o atual presidente, para que ele sinta o cheiro de trabalhador e não mande a Petrobras fazer encomendas em outros países. Quando a Lei do Conteúdo Nacional foi criada, o objetivo era manter e ampliar os empregos em nosso país, fomentando a nossa economia. Quando o emprego é garantido ao trabalhador, esse faz com que a ciclo econômico progrida e permite a ascensão social de milhões de brasileiros – destacou Lula.

Luiz Sérgio e Lula
Luiz Sérgio iniciou sua militância política no antigo Estaleiro Verolme e foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

O deputado Luiz Sérgio também destacou a importância do engajamento dos trabalhadores nessa nova luta que se aproxima.

Não queremos reviver o passado, queremos uma construção naval forte e com milhares de empregos e o momento é este. Temos de esquecer as bandeiras partidárias e nos unirmos para a garantia dos postos de trabalho e consequentemente ampliação dos mesmos – falou Luiz Sérgio.

 

Após o manifesto, o ex-presidente visitou o Sindicato e relembrou momentos memoráveis da participação dele nos movimentos sindicais na região.