Jogos Estudantis de Angra começam na próxima semana

Compartilhe!

Começam nesta segunda-feira, 23, os Jogos Estudantis de Angra dos Reis (Jear), que durarão10 dias, contando com a participação de aproximadamente 30 colégios das redes municipal, estadual e particular, com quase 2.000 estudantes participando das provas e disputas. A abertura da competição ganhará clima de uma olimpíada ,com a condução de uma tocha, que mundialmente tem forte simbolismo esportivo. Foram escolhidos 10 alunos das escolas que participarão dos Jear para a condução da tocha, tendo como percurso as principais ruas do Centro de Angra.
O início da passagem da tocha está programado para as 8h30 em frente à sede da prefeitura, na Praça Nilo Peçanha, com o prefeito Tuca Jordão entregando a tocha a um aluno da Escola Municipal Alexina Lowndes, do Bonfim. De lá, ele a conduzirá até a sede da Receita Federal, na antiga rodoviária, e essa troca da tocha de mão em mão será repetida por mais oito vezes com diferentes estudantes.
No percurso ainda haverá alunos na Estação Santa Luzia, Praça General Osório, Casa da Cultura, igreja Matriz, entrada do convento São Bernardino de Sena, Igreja Assembléia de Deus, na Rua Coronel Carvalho, até o posto de gasolina conhecido como Texaco, e retorna com mais uma parada em frente à Assembléia de Deus, até a chegada ao ginásio do Ceav (Colégio Estadual Arthur Vargas), onde acontecerá a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Estudantis 2010. O Ceav foi a escola campeã do Jear 2009 e um de seus alunos irá acender a pira olímpica, como último condutor da tocha. O juramento do atleta será feito pela aluna Amanda Guido, do Colégio Jean Piaget.
Os alunos na faixa etária de 12 a 15 anos disputarão competições nas modalidades de voleibol, basquete, handebol, futsal, damas, xadrez, tênis de mesa, natação, biatlon, atletismo e futebol de campo, que é o único esporte que não terá a participação feminina. Os jogos de vôlei, basquete, handebol, futsal, xadrez, tênis de mesa e natação serão disputados no Ceav, o biatlon, na Praia da Costeirinha e atletismo e futebol de campo, no Estádio Municipal, no Balneário. Os Jear 2010 têm a realização da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.