Grupo de Trabalho da Ilha Grande tem primeira reunião de 2015


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/03/Primeira-Reunião-do-GT-da-Ilha-Grande-em-2015.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
Primeira Reunião do GT da Ilha Grande em 2015
Prefeita Conceição Rabha e Vereador Marco Aurélio participaram da reunião do GT da Ilha Grande
Compartilhe!

O Grupo de Trabalho da Ilha Grande é coordenado pela Prefeitura e discute desafios da gestão do local.

Criado no ano passado, o Grupo de Trabalho da Ilha Grande discute as políticas públicas para este local, principal destino turístico de Angra dos Reis, realizou nesta quarta-feira, 25, a primeira reunião de 2015, com as presenças da prefeita Conceição Rabha e do presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Aurélio Vargas, além de secretários municipais, da sociedade civil organizada e de representantes da empresa Technip, arrendatária do porto de Angra. Neste encontro a pauta foi bastante variada, abordando desde o acesso ao Cais da Lapa, no Centro, às obras do Prodetur estadual, receptivo de navios e o abastecimento de energia na Ilha. Todos são temas de grande interesse da comunidade local e serão objeto de outros encontros, mais detalhados e com encaminhamentos.

Prefeita avalia a importância do Grupo de Trabalho da Ilha Grande.

A prefeita Conceição Rabha destacou a importância do GT, por reunir setores do governo e da sociedade a fim de melhorar a Ilha Grande. Ela destacou o esforço de todo o Governo para melhorar as condições de vida e trabalho na Ilha e reforçou apoio integral aos pleitos da comunidade.

— A Ilha Grande é nosso grande patrimônio natural e para o Turismo. Temos de cuidar bem da Ilha e das pessoas. As ações do nosso Governo são com este objetivo e as sugestões e discussões do Grupo de Trabalho serão encaminhadas e fiscalizadas — garantiu a prefeita.

Trabalho do Grupo deveria ser expandido para outros setores.

Uma avaliação comum de todos os participantes foi de que a presença de todos os envolvidos, inclusive a Câmara Municipal de Vereadores, foi extremamente positiva. Todos manifestaram interesse na defesa de uma política mais arrojada, que traga retorno para a população. O presidente da Câmara, Marco Aurélio Vargas, acredita que o modelo de fórum deveria ser expandido para outros setores e desafios do município.

— O Grupo de Trabalho da Ilha Grande é uma iniciativa muito importante no contexto do município. Queremos que, a partir destas discussões, todos os grandes problemas sejam discutidos. A comunidade deve ficar ciente das discussões, se inteirar do que está acontecendo. Estas reuniões são para minimizar problemas, executar e dar atendimento direto para a população — acredita Marco Aurélio.

Como os temas debatidos foram muitos, alguns encaminhamentos foram feitos, inclusive para novas rodadas de discussão. Como a participação do Governo do Estado do Rio de Janeiro é fundamental para enfrentar muitos problemas, será marcada uma reunião representantes estaduais. Um dos temas será debater as queixas relacionadas ao serviço oferecido pela CCR Barcas, que não enviou representantes para as últimas reuniões do Grupo. Outra questão que será abordada nas próximas semanas é o acesso ao Cais da Lapa, em encontro que envolverá também agentes da Defesa Civil e da operadora Technip. O Grupo de Trabalho da Ilha Grande também quer discutir o ordenamento nos cais e píeres públicos do Centro da cidade, sobretudo no embarque de ilhéus.

Reunião do GT da Ilha Grande marcou um novo momento do grupo

O subprefeito da Ilha Grande, Ivan Neves, que coordenou a primeira desta quarta, comemorou os encaminhamentos e a presença das autoridades, que demonstraram compromisso com o andamento das ações a serem tiradas no GT.

— Esta reunião do Grupo de Trabalho da Ilha Grande foi um marco histórico para a gente neste quase um ano de trabalho deste GT. A presença da prefeita e do presidente da Câmara só reforça que estamos no caminho certo e que soluções para melhorar a qualidade de vida de moradores e turistas da Ilha Grande, serão encontradas gradativamente — finalizou Ivan.

Também participaram da reunião, representantes de associações de moradores e entidades da Ilha Grande, como a Associação de Meios de Hospedagem da Ilha Grande (AMHIG) e Organização para Sustentabilidade da Ilha Grande (OSIG), o secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, o secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira e o diretor Executivo da TurisAngra, Nilton Júdice, entre outros.

 

Leia mais notícias sobre a Ilha Grande