Fundação Vale e PUC-Rio lançam Programa AGIR em Mangaratiba

Compartilhe!

Iniciativa oferece capacitação gratuita e beneficiará cerca de 30 empreendimentos.

A Fundação Vale, em parceria com a PUC-Rio, por meio do Instituto Gênesis, lançou nesta segunda-feira, 23 de março, o Programa AGIR – Apoio a Geração e Incremento de Renda no município de Mangaratiba. Em sua primeira fase, o Programa irá promover capacitações técnicas gratuitas em empreendedorismo e gestão integrada de negócios para cerca de 30 empreendedores locais. Estes foram identificados no ano passado por meio de mapeamento de campo e cadastro de empreendedores que atuam com negócios sociais inclusivos na região da Costa Verde. Aula inaugural foi realizada na Casa da Vale, em Mangaratiba.

“O objetivo do Programa  AGIR é apoiar negócios sociais, de modo a colaborar com o aumento da renda média familiar dos empreendedores atendidos, gerar novas oportunidades de trabalho qualificado na própria comunidade, e contribuir para o desenvolvimento econômico local por meio de tutorias em planos de negócios, assessoramento e acompanhamento de empreendimentos familiares e coletivos”, declara Vitor Libanio, gerente de Negócios Sociais, da Fundação Vale.

As capacitações do Programa Agir vão até junho deste ano, e tem como objetivo desenvolver e aprimorar habilidades em empreendedorismo, gestão e elaboração de planos de negócio. “A partir desses planos, serão selecionados alguns empreendimentos para a segunda fase do programa que compreende o fomento destes negócios, ou seja, passarão por mentoria e incentivos através da incubação, no caso dos que estão se iniciando, ou aceleração dos negócios”, explica Libânio.

Estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo local, a fase de treinamento acontece duas vezes por semana e é dividida em oito etapas. “Nosso objetivo é fortalecer os empreendimentos da região. Para isso, vamos trabalhar temas como plano de negócios, finanças, mercado, gestão e atitude empreendedora”, explica Priscila O’Reilly Castro, gerente executiva do Instituto Gênesis.

Os negócios sociais que participam da iniciativa foram selecionados considerando as diretrizes do programa AGIR que envolvem projetos que promovam a inclusão produtiva da população, priorizando aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da formação e qualificação profissional e da geração de oportunidades de trabalho e renda. E que sejam, preferencialmente coletivos, tais como associações, cooperativas, grupos produtivos e empreendimentos familiares (com potencial de evolução para negócios coletivos), que sejam desenvolvidos no município de Mangaratiba, que o participante-empreendedor seja maior de 18 anos, tenha experiência compatível com as atividades propostas, assiduidade nas aulas e comprometimento com o programa. A ação contempla empreendimentos nas áreas de artesanato, pesca, gastronomia, entre outras.

Programa AGIR

No pilar Geração de Trabalho e Renda, a Fundação Vale fomenta iniciativas de empreendedores sociais que resultam no fortalecimento das comunidades e no desenvolvimento dos territórios, por meio de mapeamentos das vocações produtivas dos municípios, da capacitação empreendedora e da promoção de ações sociais relacionadas ao incremento de renda. Entre os focos de atuação deste pilar, estão o Programa AGIR, ações de fortalecimento ao empreendedorismo social, em especial negócios liderados por mulheres, e o apoio à agricultura familiar.
O público-alvo são associações, cooperativas, microempresas, grupos produtivos informais e empreendedores das áreas rurais e urbanas das comunidades onde a Vale atua. Todas as iniciativas possuem como premissa o atendimento às necessidades, desejos e vocações locais.