Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Formação continuada para professores da rede

Educação Infantil e professores de geografia se especializam e trocam experiências de atividades em sala de aula.

Nesta semana, os professores da rede pública municipal passaram por uma formação continuada, com o 5º Encontro de Profissionais da Educação Infantil Municipal (Epeim). A atividade aconteceu na última terça-feira, 30, no Iate Clube Aquidabã. A outra formação ocorreu no dia 31, no Telecentro da Escola Municipal Prefeito Francisco Pereira da Rocha, no Morro da Cruz, para professores de geografia. O curso, ministrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), teve o tema “Utilização de softwares gratuitos para ensino em geografia: abordagem geográfica em suas múltiplas perspectivas”.

O Epeim foi dividido em dois momentos: na parte da manhã, houve a apresentação da pré-escola do Morro do Abel e a palestra da professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o tema “A criança, a infância e o brincar”. Já na parte da tarde, houve a apresentação dos trabalhos da professora Nazaré Brandão, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) da Japuíba. A palestra ficou por conta do professor de Educação Física Márcio Bernardes, que falou sobre “Laboratório lúdico, o corpo como brinquedo na educação infantil”. O evento foi finalizado com o sorteio de brindes.

O encontro faz parte do calendário da Gerência de Educação Infantil e acontece uma vez ao ano, para que os profissionais da rede possam compartilhar seus trabalhos e ampliar suas grades de atividades.

A capacitação dos professores de geografia destacou a importância do uso de novas tecnologias na educação formal e não-formal, usando as geotecnologias a fim de articular e criar reflexões com seus alunos sobre o espaço geográfico. Participaram cerca de 30 professores e estudantes de geografia dos cursos de licenciatura.

Este curso se dará em dois encontros presenciais. Além desse primeiro, haverá um outro no dia 21 de setembro, no mesmo local, totalizando 16 horas de aula. A certificação do curso será realizada através do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (Iear/UFF).

Comentários