Festival Gastronomia do Mar movimenta Mangaratiba

DSC_0765edit
Compartilhe!

Cerca de 10 mil pessoas passaram pela cidade nos três dias de evento.

O Gastronomia do Mar em Mangaratiba foi um grande sucesso! Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o evento, que tem como objetivo estimular a produção e o consumo pescado e levar a alta gastronomia ao público, além de fomentar o turismo local, contribuindo para o desenvolvimento regional. Realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro da cidade, o festival contou com workshops e oficinas gastronômicas, pratos à base de peixe nos restaurantes participantes, concurso e shows, movimentando o turismo e comércio locais. As próximas edições acontecerão em Paraty, em junho, e Angra dos Reis, em julho.

A ação é promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista da Costa Verde (Sicomércio) com o patrocínio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc Rio) e o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Senac-RJ), que constituem o Sistema Fecomércio-RJ. Conta ainda com o apoio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e de Turismo (Setur), da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, vinculada à Sedrap) e da Prefeitura Municipal de Mangaratiba; e organização da Open Brasil.

Moradores de Mangaratiba, o funcionário público Rafael Pereira, de 43 anos, e a comerciante Carolina Vasconcelos, de 34, sua esposa, participaram de todos os dias do evento e elogiaram o projeto e a estrutura.

– Para quem não conhece muito a fundo a gastronomia, este é o primeiro contato, que pode trazer mais interesse. Para quem já conhece, é uma maneira de aperfeiçoar a técnica e saber mais sobre o pescado, que é um alimento tão importante – disse Rafael.

– É uma excelente ideia para difundir e popularizar a boa gastronomia, além de ser uma experiência única para quem nunca viu um chef cozinhando ao vivo – concluiu Carolina.

À frente da Fiperj, Essiomar Gomes, também presidente do Sicomércio da Costa Verde, ficou muito satisfeito com a aceitação do projeto. “A cidade aderiu ao Gastronomia do Mar de uma forma que não esperávamos. O evento foi um sucesso, e estamos ansiosos pelas as próximas edições, que acontecerão em Paraty e Angra dos Reis”, disse ele.

O presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Orlando Diniz; o secretário de estado de Turismo, Nilo Sérgio; o prefeito de Mangaratiba, doutor Rui Tavares; os secretários municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Roberto Monsores, e de Finanças, Flávia Ferrazini; e o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, foram algumas autoridades que prestigiaram o festival.