Festa do Bonfim acontece neste feriado


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2013/05/2013-05-04_Festa-Bonfim_Fotógrafo-Joseph-Arena_-014.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
2013-05-04_Festa Bonfim_Fotógrafo Joseph Arena_ 014
A tradicional Festa do Bonfim é o destaque da programação desta semana.
Compartilhe!

Cultuar e comunidade trabalharam juntas no resgate da identidade cultural da festa.

No próximo feriadão que começa no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, será comemorada a tradicional Festa do Bonfim, onde é festejado há 240 anos o padroeiro da comunidade, Bom Jesus do Bonfim. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural do Município de Angra dos Reis (Cultuar) e da Secretaria Municipal de Esportes.

— A Festa do Bonfim é uma das festas comunitárias mais bonitas que temos no calendário cultural de Angra. O resgate da tradição caiçara da turma do bambu que se reúne para montar as barracas e a parte religiosa na Ermida do Bonfim dão um charme especial a festa — declarou o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo.

A programação religiosa da Festa do Bonfim começa na quinta-feira, dia 30. Serão três dias de tríduo preparatório para a Festa, sempre às 19h30. A embarcação sairá do cais da praia do Bonfim às 19h. No domingo, 3, haverá alvorada festiva às 5h, seguida de peregrinação pelas ruas do bairro. O tradicional café da manhã começa às 6h. Às 10h será realizada missa solene na Capela e às 16h a procissão irá percorrer o todo o Bairro do Bonfim, terminando na praia, com a queima de fogos.

A programação cultural também começa na quinta-feira. Às 21h, a Banda Petrus apresenta o pop católico ao público. Na sexta-feira, é dia de forró. No comando do palco estarão Jackson dos Teclados, às 21h, e o Grupo Sonorus, às 22h30. No sábado, o show começa com o samba do grupo Só Um Lance e termina com a Banda Kulha, que toca o melhor dos anos 80 e 90. Fechando o domingo, o Grupo Sussura apresenta um pagode para ninguém colocar defeito.

A programação esportiva da Festa do Bonfim acontecerá no domingo, dia 3. Ás 9h acontece a II Etapa do Circuito de Biatlon de Angra dos Reis. Às 9h30 futevôlei e às 10h festival de canoagem. Toda a programação é gratuita e aberta a todos. Participe e conheça mais sobre a festa do Bonfim.

Reforço nos ônibus para a Festa do Bonfim. Veículos circularão até o final da festa e estacionamento ficará aberto até mais tarde.

 Pensando nos frequentadores da Festa do Bonfim, a Prefeitura de Angra, por meio da Superintendência de Transportes e Trânsito, vai disponibilizar mais ônibus e em horário estendido durante os quatro dias de evento. Além disso, o estacionamento do Lote 4, ao lado do Cais de Barcas, ficará aberto até às 4h, para que os motoristas deixem seus veículos e sigam de ônibus para o Bonfim.

Hoje, a linha Centro x Vila Velha circula a cada 30 minutos. A partir do dia 30 de abril, quinta-feira, haverá ônibus extra e, em alguns horários, circularão a cada 15 minutos. Além disso, o último ônibus sairá às 1h30 da Vila Velha (passando pelo Bonfim às 1h40), para que o visitante possa aproveitar a festa.

– O bairro do Bonfim é restrito a estacionamento. Por isso, nosso objetivo é que o frequentador da festa vá ao bairro de transporte coletivo. Quem vem de fora do Centro, poderá estacionar seu veículo no estacionamento do Lote 4, que hoje fecha às 20h e nos dias da festa fechará às 4h – frisou o superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Ferreira.

Após a festa, a partir da segunda-feira, dia 4, os horários de ônibus e de funcionamento do estacionamento do lote 4 voltarão ao normal.

Programação Religiosa:

  • 30/04 – Quinta-Feira
    19h30 – Realização do 1º Dia do Tríduo
    Comunidade Bonfim e Vila Velha
    Celebrante: Diácono Evilásio
  • 01/05 – Sexta-feira
    19h30 – Realização do 2º Dia do Tríduo
    Grupo Jovem Efatá (Pastoral da Juventude)
    Celebrante: Ministro Serginho
  • 02/05 – Sábado
    19h30 – Realização do 3º Dia do Tríduo
    Pastoral Familiar
    Celebrante: Diácono Nei
  • 03/05 – Domingo
    05h – Alvorada Festiva
    5h30 – Peregrinação Pelas ruas do bairro
    6h – Café Comunitário
    10h- Missa Solene na Capela
    16h – Procissão

Comments are closed.