Festa de São Benedito já começou em Angra dos Reis


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/03/Começa-a-Festa-de-São-Benedito-em-Angra-dos-Reis-3.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
Começa a Festa de São Benedito em Angra dos Reis (3)
Compartilhe!

Levantamento do mastro abre a Festa de São Benedito, o santo mais popular da cidade

A cerimônia de levantamento dos mastros e uma missa solene neste domingo, 29, marcaram a abertura da programação da Festa de São Benedito, o santo de maior devoção da população angrense. Os festejos seguem até o próximo dia 12. No dia 6, feriado municipal, acontece o ponto alto da comemoração. A celebração de abertura foi na Igreja de Santa Luzia, no Centro, e a cerimônia de levantamento dos mastros com as efígies de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, aconteceu no largo da Igreja Matriz. A solenidade contou com a presença dos irmãos da Irmandade do Glorioso São Benedito, da Banda Jardim Sarmento e de muitos fiéis. Este ano, a prefeita Conceição Rabha e seu irmão, Carlos Eduardo Rabha, são os festeiros.

Antes da celebração de abertura, um tríduo de oração foi realizado entre os dias 24 e 27. Esse ano, a Festa de São Benedito tem como tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema: “Eu Vim Para Servir”. Excepcionalmente por causa do tempo chuvoso no domingo, a cerimônia de transladação das imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito não aconteceu. Após a celebração, fiéis seguiram em cortejo até o largo da Matriz, onde foram levantados os mastros. As imagens de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário seguem expostas na Igreja de Santa Luzia para veneração dos devotos.

— É uma grande alegria poder contribuir mais de perto com a festa de São Benedito, como festeira, ao lado do meu irmão Carlinhos. Que o glorioso São Benedito abençoe a nossa cidade e interceda em nome de todos nós — disse a prefeita Conceição.

Na programação prevista para até o dia 12 de abril, haverá celebrações religiosas e procissões, atividades profanas e culturais como coroação do rei e da rainha da festa, almoço comunitário, apresentação da Congada de Moçambique e uma quermesse. A tradição dos festejos a São Benedito impressionou turistas que estiveram no município no final de semana.

O dia para festejar o Santo, segunda-feira após o Domingo de Páscoa, foi pensado para proporcionar aos escravizados a sua participação nos festejos já que os senhores deixavam as fazendas e vinham para a cidade para comemorar a Páscoa e a Irmandade aproveitava a presença de seus membros para promover a festa.

Todos os detalhes da história da festa em homenagem a São Benedito serão contados na exposição “Uma História de Resistência e Fé na Festa de São Benedito de Angra dos Reis”. A abertura será dia 3 de abril às 8h30, na Casa Larangeiras.

Programação da Festa de São Benedito

  • 05 de Abril – Domingo
    Imposição das Insígnias
    19h – Igreja de Santa Luzia – Entrega das Fitas e Opas (trajes sacros) aos novos Irmãos e Juízes: Carlos Eduardo Caldas Elias Rabha e Maria da Conceição Caldas Rabha
    Logo após, serão transladadas da Igreja Santa Luzia para a Igreja Matriz, as imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e do Glorioso São Benedito
    Coroação do Rei e da Rainha da Festa
    Logo após, cerimônia de coroação das figuras folclóricas dos soberanos da Festa, tradição secular da Irmandade. Em seguida, transladação das imagens da Igreja de Santa Luzia para a Igreja Matriz
    17h30 – Alvorada festiva com repicar de sinos, espocar de foguetes, banda de música, Congada de Moçambique, que percorrerão as ruas da cidade.
    19h30 – Santa Missa em intenção das almas dos irmãos falecidos e bem feitores da Irmandade na Igreja Matriz.
  • 06 de Abril – Segunda-feira (Feriado Municipal)
    10h – Missa Campal celebrada no largo da Igreja Matriz, com a presença dos sacerdotes convidados, além da corte de São de Benedito, dos Juízes da Festa e da população.
    Após a missa, distribuição dos pães abençoados e lembrança dos festeiros
    Às 12h, a Irmandade, acompanhada da banda de Música e de congadas será recepcionada pelos Juízes da Festa. haverá um almoço festivo na quadra do colégio CEAV, no Centro.
    17h – Tradicional Procissão
    Saindo da Igreja Matriz, com as imagens do Glorioso São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Santa Terezinha, São Bernardino de Sena, São Francisco de Assis, Menino Jesus e Santa Rita de Cássia, percorrendo o itinerário de costume pelas ruas do Centro.
  • Dia 12 de Abril – Domingo de Pascoela
    Descimento do Mastro
    16h – Descimento do Mastro com a presença da venerável imagem do Glorioso São Benedito, Banda de Música Jardim Sarmento e devotos.
    A seguir retornarão em procissão para a Igreja de Santa Luzia, as imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, encerrando os festejos.

Irmandade do Glorioso São Benedito 2015
Juiz de São Benedito: Carlos Eduardo Caldas Elias Rabha
Juíza de São Benedito: Maria da Conceição Caldas Rabha
Juiz do Mastro de São Benedito: Roberto Carlos Ciza da Costa
Juíza do Mastro de Nossa Senhora do Rosário: Leia da Conceição Ciza
Rei de São Benedito: Edmilson Santos Dias
Rainha de São Benedito: Olga Juvenal da Silva
Provedor: Carlindo Antônio da Costa
Diretor Espiritual: Diácono Evilásio
Pároco: Frei Fernando Bezerra
Provincial: Padre Gilberto Stanisce.