Fernando Jordão faz balanço da Audiência Pública do TeBIG

O Deputado Federal Fernando Jordão (PMDB) participou nesta sexta-feira (20/04), do programa Talk Show Costazul, onde fez um balanço da Audiência Pública, realizada esta semana em Brasília,  que discutiu a ampliação do Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande (Tebig). A audiência foi proposta pelo parlamentar e promovida pela Comissão de Minas e Energia em um dos plenários da Câmara, em Brasília.

O Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, uma das pessoas mais esperadas no evento, não compareceu à Audiência Pública e sequer enviou justificativa ou representante. O titular da pasta de Atividades Econômicas, Júlio Bueno, também não compareceu, mas enviou dois representantes que responderam questões e deram algumas explicações aos presentes.

Fernando Jordão garantiu que na audiência, ficou patente que a própria  Transpetro, entende que a ampliação do terminal é  viável.   Jordão  destacou que “ comparando com  a construção de um outro terminal, como o que se pretende em Maricá, o de Angra fica um terço mais barato”.

O próximo passo desta questão será uma reunião entre a comissão de deputados e o governador  do Rio Sergio Cabral que tem a palavra final sobre a liberação da obra de ampliação.   Fernando  Jordão informou  ainda que  pretende  fazer um ato em defesa da ampliação do  terminal e, para isso, não descarta “fechar da  Rio Santos, e colocar  60 mil pessoas neste ato”, frisou.

A Prefeitura de Angra dos Reis pretende promover um abaixo-assinado em defesa da ampliação do TeBIG. Tendas serão montadas no Centro de Angra para recolher as assinaturas da população e esclarecer sobre a importância do Tebig para o município. Nos bairros, as subprefeituras também irão recolher assinaturas.

[display_podcast]

Comentários