FECOMÉRCIO apresenta Mapa Estratégico do Comércio em Angra

mapa-regional-do-comercio-costa-verde
Compartilhe!

Evento contará com palestras e discutirá as potencialidades econômicas da região da Costa Verde.

Nesta quarta-feira, 30, o sistema FECOMÉRCIO RJ inicia em Angra dos Reis, no Hotel Vila Galé, localizado na Estrada do Contorno, o primeiro encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor do Comércio de Bens e Serviços no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2016 a 2020. O evento segue até quinta-feria, dia 31.

Os painéis serão apresentados por formadores de opinião e jornalistas como: Merval Pereira, George Vidor, Sidney Rezende, Edimilson Ávila, Sônia Araripe, Sérgio Abranches, Cristina Lobo, Kennedy Alencar, Pedro Doria, Andrea Ramal e Antônio Gois.

Formulado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Costa Verde, Centro Sul, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc Rio, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

As rodadas regionais do Mapa do Comércio 2015 são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros que se iniciam agora, os atores locais participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios.  Esse trabalho será feito durante os três dias do Mapa e farão parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

Neste primeiro encontro, serão discutidas as potencialidades da Costa Verde, região composta pelos municípios de Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba, e com grande presença do Comércio de Bens e Serviços na área do Turismo.

– Esse olhar individualizado é o que faz dessa uma mobilização empresarial inédita no estado. Queremos que as soluções sejam acordadas localmente pelos atores diretamente envolvidos em cada região. Não acreditamos em medidas impostas de cima para baixo, mas em propostas que tenham real afinidade com as demandas de cada região, surgidas em um ambiente colaborativo – afirma José Essiomar Gomes da Silva, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.

O Sistema Fecomércio RJ tem presença permanente na região por meio do Senac RJ, que oferece os cursos de Administração, Contabilidade, Logística, Guia de Turismo e Segurança do Trabalho, que vêm buscando capacitar alinhada com a vocação econômica regional.

Clique aqui para mais informações sobre esta atividade.