Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Executivo e Legislativo unidos para manter o Tebig em Angra

Na manhã desta terça-feira, 25, a prefeita Conceição Rabha esteve mais uma vez no Terminal Marítimo da Baia da Ilha Grande (Tebig), para discutir o andamento das negociações para a renovação do licenciamento das operações de transbordo entre navios no terminal, que vencerá no próximo dia 8 de setembro. Após a conversa, ficou acertado que na próxima quinta-feira, 27, vereadores do município irão, em comitiva com o Executivo, em busca de apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Este impasse acarretará, já a partir do próximo dia 9, a possibilidade de um grande número de demissões, pois o terminal passa a receber somente dois navios por mês, em vez dos 26 habituais, e a operar somente com 30% de sua capacidade. Para a prefeitura, a queda de arrecadação em cerca de R$ 300 milhões por ano – por conta da redução de repasses como royalties, ICMS e ISS – afetará diretamente o aspecto socioeconômico da cidade.

De acordo com Conceição, o governo municipal não irá medir esforços para unir forças e conseguir a renovação da licença, assim como pela reabertura da discussão sobre o projeto de ampliação e modernização do terminal, entre outras questões importantes para a Baía da Ilha Grande.

– Não podemos perder mais tempo. Venho conversando com nossos vereadores, com deputados estaduais e federais, independente de posição política, pois a situação não é partidária e sim uma questão de defender nosso município. É hora de unirmos forças e conversarmos com todas as autoridades competentes para mantermos o funcionamento do terminal – destaca a prefeita.

Estavam presentes o gerente do Tebig, Beanor de Souza; o também gerente do terminal, Marcelo Rodrigues de Araújo; o advogado da Transpetro, Vilmar Gonçalves, o vice-prefeito Leandro Silva; os secretários de Governo, Robson Marques, e de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira; além do vereador Eduardo Godinho.

Por conta da reunião desta quinta, não haverá Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Angra dos Reis.

Comentários