Executivo e Legislativo unidos para manter o Tebig em Angra

Na manhã desta terça-feira, 25, a prefeita Conceição Rabha esteve mais uma vez no Terminal Marítimo da Baia da Ilha Grande (Tebig), para discutir o andamento das negociações para a renovação do licenciamento das operações de transbordo entre navios no terminal, que vencerá no próximo dia 8 de setembro. Após a conversa, ficou acertado que na próxima quinta-feira, 27, vereadores do município irão, em comitiva com o Executivo, em busca de apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Este impasse acarretará, já a partir do próximo dia 9, a possibilidade de um grande número de demissões, pois o terminal passa a receber somente dois navios por mês, em vez dos 26 habituais, e a operar somente com 30% de sua capacidade. Para a prefeitura, a queda de arrecadação em cerca de R$ 300 milhões por ano – por conta da redução de repasses como royalties, ICMS e ISS – afetará diretamente o aspecto socioeconômico da cidade.

De acordo com Conceição, o governo municipal não irá medir esforços para unir forças e conseguir a renovação da licença, assim como pela reabertura da discussão sobre o projeto de ampliação e modernização do terminal, entre outras questões importantes para a Baía da Ilha Grande.

– Não podemos perder mais tempo. Venho conversando com nossos vereadores, com deputados estaduais e federais, independente de posição política, pois a situação não é partidária e sim uma questão de defender nosso município. É hora de unirmos forças e conversarmos com todas as autoridades competentes para mantermos o funcionamento do terminal – destaca a prefeita.

Estavam presentes o gerente do Tebig, Beanor de Souza; o também gerente do terminal, Marcelo Rodrigues de Araújo; o advogado da Transpetro, Vilmar Gonçalves, o vice-prefeito Leandro Silva; os secretários de Governo, Robson Marques, e de Atividades Econômicas, Marcelo Oliveira; além do vereador Eduardo Godinho.

Por conta da reunião desta quinta, não haverá Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Angra dos Reis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.