Estado discute turismo da Costa Verde em seminário

Portobello
Compartilhe!

Setores público e privado vão se reunir para apresentar ações e programas de fomento à atividade turística.

Ampliar a sintonia entre os setores público e privado para o desenvolvimento de projetos e ações de potencialização do turismo no interior do Rio. Esse é o principal objetivo dos Seminários Regionais de Turismo, organizados pela Secretaria Estadual de Turismo. A primeira edição acontece na próxima quarta-feira, dia 18, em Mangaratiba.

No evento, serão apresentados projetos da Secretaria de Turismo e TurisRio para os próximos quatro anos em toda a Região da Costa Verde, que abrange os municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro e Paraty. Entre as pautas, debates sobre como aumentar o número de turistas no estado, sua permanência nas cidades e seu consumo.

Estarão presentes no evento, representantes do Inea e da Polícia Militar, que vão abordar questões ligadas à infraestrutura, preservação do meio ambiente, desenvolvimento regional e segurança pública. O seminário contará ainda com uma apresentação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), que abordará as diretrizes para o setor, os investimentos para a qualificação e informações sobre ampliação de leitos no estado do Rio.

Os seminários vão debater ainda projetos como a ampliação da sinalização turística no interior, melhores canais de comunicação entre o turista e seu destino, sustentabilidade e facilidades para as empresas realizarem o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Para Maria Silvia Rubio, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), este tipo de encontro é fundamental para alinhar ainda mais as prefeituras da região às ações que estão sendo planejadas pelo governo estadual na área do turismo.

– As prefeituras de Angra, Paraty e Mangaratiba já desenvolvem algumas ações integradas. O apoio do governo estadual neste trabalho é fundamental para que as iniciativas de fiscalização e divulgação sejam otimizadas – avaliou.

– A intenção é criar ações integradas para promover as cidades turísticas e, consequentemente, fortalecer a estrutura dessas localidades para que o fluxo de turistas aumente progressivamente – diz o secretário de estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix. – É essencial fortalecer o alinhamento entre a iniciativa privada e o setor público para que o turismo possa se desenvolver com base forte e ainda mais profissionalizada – acrescenta o presidente da TurisRio, Paulo Senise.

O evento está programado para acontecer no Hotel Portobello, localizado na Rodovia Rio-Santos, KM 434, das 10h às 16h, e vai contar também com a presença de integrantes do trade turístico e de prefeituras do entorno.