Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Estado compra aeronave para combater incêndios florestais

Avião, com capacidade para armazenar até 1.800 litros de água, poderá ser utilizado para combater incêndios como o que aconteceu no Pico do Frade.

O Corpo de Bombeiros (CBMRJ) ganhou um importante reforço no combate a incêndios florestais em unidades de conservação do Estado do Rio. Um avião turbo-hélice com cisterna para armazenar 1.800 litros de água foi disponibilizado à corporação militar pelo secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (12/5), no Aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca.

Pico do Frade em chamasO avião turbo-hélice Airtractor modelo 502B, cedido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), irá atuar na extinção de focos de incêndio, como o que acometeu o Pico do Frade, através do lançamento de água ou produtos químicos.

As aeronaves usadas no combate aos incêndios são uma vantagem devido a sua capacidade de atacar rapidamente as labaredas, impedindo que o fogo se alastre e ganhe força, além de alcançarem terrenos inacessíveis por terra. Outra benefício é o rápido deslocamento entre os focos de incêndio, protegendo homens e materiais.

Além de auxiliar no controle de focos de incêndio, a aeronave também pode ser empregada em outras atividades, tais como no patrulhamento aéreo de unidades de conservação, assim como no transporte de homens e equipamentos de combate terrestre durante operações. O turbo-hélice Airtractor 502B ficará à disposição do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil do Estado do Rio e outras instituições que eventualmente vierem a necessitar da aeronave.

Comentários