Estação de Tratamento de esgoto do Morro do Moreno está pronta há 4 anos sem funcionar

Matéria Bairros – Morro do Moreno (30-11-11) – Estação tratamento de esgoto
Compartilhe!

A comunidade do Morro do Moreno, localizada na Grande Jacuecanga, ganhou em 2008 uma estação de tratamento, acontece que mesmo depois de concluída, o equipamento nunca foi colocado em funcionamento.

Moradores, que cuidam para que as instalações não se degradem, se queixam de que as galerias de esgoto transbordam em dias de chuva e por conta disto, há relatos de que crianças sofrem com graves problemas de saúde.

A moradora Regina Longa, uma das diretoras da Associação de Moradores local, revelou que além do esgoto também foram feitas obras para melhorar a captação de água do bairro, mas até hoje os moradores continuam usando a água de uma adutora antiga. A diretora também lembrou que caixas para a instalação de hidrômetros também foram construídas, mas nunca foram utilizadas. “Eles chegaram a enviar contas de água, mas conseguimos uma liminar suspendendo a cobrança”, lembrou Regina.

O diretor do SAAE de Angra, Carlos Marcatti que explicou os motivos desta estação de tratamento de esgoto nunca ter entrado em funcionamento, segundo ele, a construção do equipamento, realizada pela secretaria de Obras do Município, ainda não tem licença de funcionamento e por isto não pode ser transferida para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto que será o responsável pela operação.

[display_podcast]