Encontro para o desenvolvimento da Costa Verde reúne 250 pessoas

estande
Compartilhe!

O Governo do Estado do Rio de Janeiro participou, no último dia 8, do Encontro para o Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico da Costa Verde. Novidade da 11ª edição da Costa Verde Negócios (CVN), o evento reuniu cerca de 250 pessoas no Iate Clube Aquidabã, em Angra dos Reis, pouco antes da abertura oficial da feira, que prosseguiu até domingo, 11, na Praia do Anil. As secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e de Turismo (Setur) expuseram suas ações e projetos voltados para a região.

Vinculada à Sedrap, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) apresentou seus trabalhos de pesquisa, extensão e fomento à pesca e à aquicultura (cultivo de peixes, vieiras, ostras, entre outros organismos aquáticos) na região, com destaque para a aquisição de uma embarcação (do tipo bote inflável, com motor de popa) e uma picape 4×4, ambas entregues ao Escritório Regional Costa Verde da instituição (com sede em Angra e que atende ainda outras quatro cidades: Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty). Adquiridos por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os equipamentos também ficaram expostos durante os quatro dias de feira.

– Trata-se de uma grande conquista para a instituição, que com a embarcação terá mais autonomia para atender os pescadores e maricultores da Baía da Ilha Grande. Com esses novos equipamentos, vamos ampliar a assistência técnica a agricultores familiares, aquicultores, marisqueiras e comunidades tradicionais locais – explica o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira.

O encontro contou com representantes do setor pesqueiro e aquícola, e diversas autoridades, entre elas: o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marco Capute; os subsecretários estaduais Valdecir Ramiro (Pesca) e Sebastião Rodrigues; a chefe de gabinete da Sedrap, Nea Mariozz (que falou sobre o programa estadual de artesanato, coordenado pela pasta); o assessor da Setur, Hamilton Vasconcellos; o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Klauber Valente; o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, o Casé; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), Jésus Mendes; o diretor de Operações da Agência Estadual de Fomento – AgeRio, Dário Araújo; e o gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), José Leôncio.

– Esse encontro foi muito importante não somente para os empresários, mas para a população em geral, que ficou por dentro das ações do Governo para a região, estimulando futuros investimentos. Fiquei muito feliz em ver a presença de vários representantes da pesca e da maricultura, que puderam conferir nossos avanços na área, como a pesquisa conduzida pela Fiperj que testa a primeira ração específica para o bijupirá, peixe bastante produzido nas fazendas marinhas da Baía da Ilha Grande – destacou o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes.