Encontro de Ceramistas em Paraty chega a XI edição

0 1

Evento acontece durante a Semana Santa.

Durante as festividades da Semana Santa, de 13 a 16 de abril, acontece o XI Encontro de Ceramistas em Paraty. Neste ano o evento concentra-se na Casa da Cultura de Paraty. De portas abertas, o casarão histórico abriga três exposições, uma instalação e também as palestras, demonstrações, queimas e oficinas programadas para o evento. Em paralelo, do lado de fora, acontece a feira ao ar livre, um dos pontos altos do Encontro que ganha a adesão de novos artistas e concentra um grande número de visitantes em suas barracas cheias de atrações, entre peças de arte e utilitários de excelência em qualidade, beleza e estética.

Programação:

Cerimônia de Abertura

A conferência de abertura do Encontro dos Ceramistas acontece no dia 13, às 20h, no Auditório da Casa da Cultura, com a artista argentina Adriana Martinez. Ela é especializada em técnicas pré-colombianas, traz a Paraty sua intrigante arte de fazer assobios, imprimindo sonoridade à cerâmica, em peças curiosas e delicadas – seus chamados “assobios de água”.

EXPOSIÇÕES – Abertura em 13/4, às 21h

o Acervo. Na Sala Samuel Costa, exposição de peças do acervo do Instituto Arte 4, representativas de obras de artistas célebres da cerâmica contemporânea e da história do Encontro de Ceramistas em Paraty. São eles, Adriana Martinez, Alberto Cidraes, Alina Fonteneau, Heloísa Alvim, Magela Borbagatto, Maneno Ceramista, Mario Donadio, Patrício Cordeiro, Rodrigo Saramago, Sérgio Amaral, Silvia de Bock, Tácito Fernandes, Tino Sartori, Toshuyuki Ukeseki e Wandecok Cavalcante. Até 7 de maio, na Associação Paraty Cultural (Casa da Cultura).

o USAR – Cerâmica Utilitária de Paraty. Na Sala Dona Geralda, exposição de peças utilitárias, feitas por ceramistas da cidade. Até 7 de maio, na Associação Paraty Cultural (Casa da Cultura).

o Coletiva Ceramistas de Paraty e instalação “O Jardim”. No Salão Nobre, 39 ceramistas de Paraty vão expor seus trabalhos e apresentam a instalação “O Jardim”, com montagem do artista plástico Milton Mota. Até 9 de julho, na Casa da Cultura.

OFICINAS E CURSOS
Durante o Encontro, oficinas dirigidos a adultos e crianças acontecem na Casa da Cultura, entre elas a oficina de modelagem, com Tonia do Embu, oficina de utilitários, com Lulu Silva Telles, e oficina de escultura, com Rodrigo Saramago.

De 14 a 16/4, no Ateliê do Dalcir, curso de instrumentos musicais com a ceramista argentina Adriana Martinez.

DEMONSTRAÇÕES
Leí Galvão, que cresceu em Cunha, influenciado pela arte da cerâmica, demonstra sua familiaridade na arte de moldar o barro usando o torno, em sessões abertas ao público. Entre outras demonstrações, torno coreano, com Alberto Cidraes, e escultura em argila, com Patrício Cordeiro.

FEIRA AO AR LIVRE
De 14 a 16 de abril, sexta-feira a domingo, das 10 às 21 horas, a Rua Samuel Costa, no trecho da Casa da Cultura, vai abrigar as barracas da aguardada feira de cerâmica do Encontro, com exposição e venda de peças de diversos artistas, em diferentes linguagens – esculturas, utilitários, bijuterias entre outros.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: