Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Educadores participam de curso sobre redução de desastres

Atividade aconteceu entre março e dezembro. Próxima turma deve acontecer em 2017.

As primeiras turmas de educadores do Curso de Capacitação de Professores para Redução de Desastres foram formadas na última semana. Resultado de uma articulação entre diversas instituições públicas municipais e federais (IEAR-UFF, Secretarias Municipais de Defesa Civil, Educação e Cidade Sustentável de Angra dos Reis e CEMADEN), a carga horária da qualificação foi de 80 horas.

– Ficamos impressionados com a qualidade das atividades de redução de risco de desastres apresentadas pelos educadores. Foram apresentados jogos, aulas-passeio, discussões de projetos político-pedagógicos de escolas, sistemas de monitoramento participativo, oficinas de elaboração de vídeos, trabalhos de cartografia social, entre tantas outras formas de discutir o tema e desenvolver uma cultura de prevenção de desastres” – afirmou o Professor Paulo Leal, líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais da Universidade Federal Fluminense.

O curso foi realizado ao longo do ano de 2016, com conteúdos teóricos, práticos, oficinas didáticas e trabalhos de campo. Atendendo interessados que atuam em unidades de ensino espalhadas por todo o território de Angra dos Reis (incluindo a Ilha Grande), além dos municípios de Mangaratiba, Rio Claro e Paraty.

Para o ano de 2017 a RED planeja realizar a segunda edição do curso, com aperfeiçoamentos que serão discutidos em um seminário interno, que será realizado no pŕoximo dia 20, tendo por base a avaliação dos cursistas. Além deste curso, serão discutidas outras ações e projetos que as instituições que compõem a RED realizarão no próximo ano.

Comentários