Dito Perez é a grande campeã do Arraiá da Cidade


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/08/2015-08-01_Arraiá-da-Cidade_Fotos_Glauter-Barros-2.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
2015-08-01_Arraiá da Cidade_Fotos_Glauter Barros (2)
Compartilhe!

O fim de semana em Angra dos Reis foi marcado pela realização do Arraiá da Cidade, que aconteceu na Praça Zumbi dos Palmares e foi promovido pela Prefeitura de Angra, por intermédio da Cultuar. Ao todo, 14 quadrilhas participaram do festival, sendo que 10 concorreram às premiações.

As disputas iniciaram na noite de sexta-feira, 31. Na praça, lotada todas as noites, barraquinhas com comidas típicas (canjica, salsichão, churrasquinho, quentão…). No palco, antes de cada apresentação, o Trio Cariri dava o tom do forró para o deleite do público.

O trio é detentor de números experientes. O seu líder, Teonis Antônio, com mais de 70 anos de vida, há 55 anos vive da música com o seu acordeão. Em 1967 ele fundou o Trio Cariri e, de lá para cá, já se vão 48 anos. Nesta edição eles contabilizaram 26 anos participando das comemorações do Arraiá da Cidade. É muita história de arrasta-pé para contar.

– Mais um ano estamos aqui e mais uma vez a praça lotada para a festa junina. Participar do arraiá é sempre uma satisfação e uma alegria pra todos nós do Trio Cariri – observou “seu” Teonis Antônio.

2015-08-01- Arraiá - Zé Buscapé - foto Felipe de Souza (32) -j
Público lotou a praça Zumbi dos Palmares

Na arena montada para a apresentação das quadrilhas, foi bonito ver os grupos que se revezaram para dançar. As comunidades do município se fizeram presente. Em comum, nas apresentações, muita energia, figurinos coloridos e a emoção dos componentes. As quadrilhas juninas em Angra incorporaram nos últimos tempos as músicas, os passos e coreografias das quadrilhas do Nordeste. Muitas conseguiram assimilar bem o novo conteúdo. Este foi, sem dúvida, o caso da grande campeã do Arraiá da Cidade, a quadrilha Dito Perez.

A campeã se esmerou para apresentar o enredo em homenagem aos símbolos da festa nordestina. Entre eles “A festa do Pau da Bandeira”, tradicional no interior do Ceará e que ganhou vida na praça Zumbi dos Palmares. O Dito Perez ainda lembrou de Dominguinhos, falecido em 2013, parceiro de Luiz Gonzaga e um dos maiores nomes da música do sertão do Brasil. A alegoria da quadrilha do Morro do Perez finalizou com uma parábola sobre paz, amor e esperança. Emoção garantida para quem assistiu; título de campeã, incontestável, para a quadrilha Dito Perez.

– A comunidade do Morro do Perez está muito feliz com a conquista de melhor quadrilha do Arraiá da Cidade de 2015. Trabalhamos incansavelmente, ensaiamos muito e vencemos o torneio. Valeu a pena nos dedicarmos tanto – declarou o coordenador da quadrilha, Ênio Valverde.

RESULTADO POR CATEGORIA:

Melhor casal de noivos: quadrilha Dito Perez
Melhor casal caipira: quadrilha Cumpadre Neguinho
Melhor marcador: quadrilha Dito Perez
Melhor casamento: quadrilha Escorrega lá vai nós

RESULTADO FINAL

5º lugar: quadrilha Escorrega lá vai Nós
4º lugar: quadrilha Zé Pirraça
3º lugar: quadrilha Zé Buscapé
2º lugar: quadrilha Cumpadre Neguinho
1º lugar: quadrilha Dito Perez

As cinco melhores quadrilhas do Arraiá da Cidade voltam a se apresentar na semana que vem, na praça Zumbi dos Palmares, quando acontece o Campeonato Interestadual de Quadrilhas, que está sendo promovido pela quadrilha campeã Dito Perez, com o apoio da Associação de Quadrilhas de Angra e da Cultuar.