DETRO recolheu ônibus irregulares em Angra

A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizou nesta sexta-feira (21/08) mais uma edição da Ouvidoria Itinerante. Desta vez, os agentes estiveram no Terminal Rodoviário Vereador Nilton Barbosa, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde, recebendo as demandas de passageiros e fiscalizando ônibus intermunicipais que circulam na região.

Ao todo, seis veículos foram recolhidos e nove multas aplicadas, no valor de R$ 16.806,11, durante a ação, quando os fiscais flagraram ônibus em mau estado de conservação; com documentação irregular, selo de vistoria rasurado e problemas de acessibilidade, como plataforma elevatória, cinto de segurança e campainha do cadeirante inoperantes; e sem adesivo que divulga o telefone da ouvidoria do Detro.

Lançada em março, a Ouvidoria Itinerante recebe as reclamações dos usuários de ônibus intermunicipais e as direciona diretamente à fiscalização. As equipes já retiraram de circulação 202 coletivos em situação irregular e aplicaram 529 multas. Três edições já foram realizadas no terminal João Goulart, em Niterói, duas edições na Rodoviária Novo Rio e nos terminais Américo Fontenelle, na Central do Brasil; Alvorada, na Barra da Tijuca; Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis e Nova Friburgo. O projeto ainda percorreu a Praça Seca, em Jacarepaguá e Japeri; além dos terminais Alexis Novellino, duas edições, e Largo Santo Antônio, ambos em Cabo Frio; Comendador Geraldo Osório, em Barra Mansa; Álvaro Correa, em Miguel Pereira e nos terminais de Rio Bonito, Teresópolis, Mendes, Macaé e na Avenida Pastor Matin Luther King Jr, próximo à estação de Metrô da Pavuna.

Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp Fale Detro pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.

Comentários