Deputados na luta pelo Brasfels e Angra 3

FernandoMinaseEnergia (3)
Compartilhe!

Deputados de Angra dos Reis pressionam ministro na busca de uma solução para a crise no setor naval e para a paralisação nas obras de Angra 3.

Os deputados federais Fernando Jordão e Luiz Sérgio Nóbrega, de Angra dos Reis, estiveram na manhã desta quinta-feira, 10, em Brasília, em uma audiência com o Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia.

Na ocasião eles cobraram uma resolução para a crise na construção naval brasileira, em especial a situação grave que atravessa do estaleiro BrasFels, que recentemente promoveu demissões de centenas de trabalhadores, por conta das dívidas da Sete Brasil com a empresa. Eles também cobraram a retomada das obras da usina Angra 3.

– Há a necessidade mais do que urgente de resgatarmos os empregos dos trabalhadores de Angra dos Reis e darmos segurança para os trabalhadores que ainda estão com seus empregos preservados. Infelizmente as notícias continuam ruins, e não há nenhuma novidade de melhora nesta crise instalada no BrasFels e na usina Angra 3 – detalhou Jordão, que garantiu que continuará empenhado na cobrança junto ao governo federal, ao Ministério de Minas e Energia, e na Petrobrás.

Segundo Luiz Sérgio, o ministro Eduardo Braga se disse otimista em relação ao BrasFels.

– Embora a situação as Sete Brasil continue sendo muito delicada, o ministério acredita que o estaleiro de Angra será um dos que conseguirão atravessar a crise e sobreviver. Em relação a Angra 3 a expectativa é de que seja encerrada este mês a sindicância que vem sendo realizada na Eletronuclear. Vencida essa etapa será possível voltar a tratar da retomada plena das obras com o Tribunal de Contas da União. Outra discussão importante é em relação à tarifa da energia que será gerada ela usina. A projeção inicial foi feita tendo como base o ano de 2009 e, portanto, há uma defasagem que precisará ser revista – explicou Luiz Sérgio.