Defesa Civil recebe projeto de câmeras de monitoramento

projeto monitoramento (4)
Compartilhe!

Reunir todas as informações que são veiculadas sobre um determinado assunto em um só canal. Esse é o objetivo do projeto do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais e Segurança Pública, apresentado na Defesa Civil na tarde de terça-feira, dia 16.

Quem desenvolve essa tecnologia é uma empresa privada, a IO2, em parceria com a Defesa Civil de Angra dos Reis. O representante da empresa, Marco Abcaran, mostrou um trabalho similar sendo aplicado em outras empresas, como hospitais e lojas de departamento.

– Esse é um projeto-piloto, que vem como uma inovação em tecnologia e visa antecipar as informações e consequentemente agilizar as tomadas de decisões – explicou Marco Abcaran.

Para o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, essa parceria não poderia ter vindo em uma hora melhor.

– Em um momento difícil, em que as dificuldades são enormes, com a retração da economia, Angra ganhar esse presente é fantástico. E mais: estamos fazendo hoje uma ação que vai ficar para sempre em benefício da população. Uma ferramenta agregadora de prestação de serviços, não só para a Defesa Civil como também para outras instituições. Estamos produzindo um legado – finalizou o secretário.

A ferramenta vai funcionar da seguinte forma: em uma página, todas as informações de um determinado assunto serão centralizadas. Por exemplo, caso esteja chovendo muito no bairro do Frade, e a Defesa Civil precise saber se existe algum deslizamento no local, basta procurar pela palavra-chave que informações de redes sociais, SMS e e-mail irão todas para o mesmo portal. Assim, filtrando as informações, a Defesa Civil poderá confirmar ou não a existência daquele deslizamento.

O objetivo é o de monitorar a movimentação de massas e inundações, reforçar a segurança pública e integrar, neste projeto, todos os colaboradores e voluntários da Defesa Civil, criando assim uma rede digital de comunicação e informação para atendimento a emergências.

Essa foi a primeira apresentação do projeto, que está sendo elaborado seguindo os parâmetros da Defesa Civil. Em menos de um mês uma nova apresentação será exibida aos funcionários da instituição e demais interessados.

A EMPRESA
A iO2 Tecnologia foi fundada em 2005, no Rio de Janeiro. É uma empresa focada em inteligência operacional e experiência do cliente, especializada no desenvolvimento e integração de tecnologias para processamento de eventos complexos, gerenciamento de processos de negócios, de dados, de eventos, e de infraestruturas para grandes e médias empresas.