Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Cultuar realiza entrevista coletiva sobre o Carnaval 2015

Governo municipal falou sobre abastecimento de água, policiamento e fiscalizações

A Prefeitura e a Cultuar realizaram na tarde de terça-feira, dia 10, uma coletiva de imprensa na sala de vídeo do Teatro Municipal para esclarecimentos sobre o Carnaval de Angra dos Reis. Além do presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Délcio José Bernardo, também participarão representantes da Fundação de Turismo, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Superintendência de Transportes e Trânsito, Secretaria de Saúde e Gabinete de Gestão Integrada (GGIM).

O presidente da Cultuar lembrou que o atual formato do Carnaval é uma concepção do governo, integrando a cidade e toda a diversidade que ela possui, bem como todas as secretárias, fundações e autarquias municipais.

– Além de ser um momento de ação cultural, o Carnaval é uma excelente oportunidade para estreitarmos relações com alguns grupos. Prova disso é a reivindicação da juventude roqueira, que neste ano será atendida com o CarnaRock – disse Délcio.

Sobre a questão da segurança na cidade, o chefe do Gabinete de Gestão Integrada, Alexandre Klippel, ressaltou o apoio de 150 homens da polícia militar que aumentarão o efetivo do policiamento na cidade durante o Carnaval. O gestor do GGIM ainda citou que ações com as polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal e Militar irão garantir mais segurança para o município.

Representando a área da saúde, o superintendente Hospitalar da Secretaria de Saúde, André Farias, reafirmou o compromisso da prefeitura com o reforço na urgência e emergência da cidade. Os reforços serão ainda no SPA de Jacuecanga, Abraão e Parque Mambucaba. Segundo o médico, além das ambulâncias que o município dispõe, a Cultuar irá alugar mais três, que darão suporte ao atendimento à Vila Histórica, praça Zumbi dos Palmares e no apoio dos blocos com maior concentração de foliões.

Para a secretária de Fazenda, Antoniela Barbosa Lopes, outro ponto importante que terá ação de controle é a fiscalização dos ambulantes ilegais. Durante a coletiva, a secretária esclareceu que haverá ação de ordenamento todos os dias e ambulantes que estiverem trabalhando sem autorização terão seus produtos apreendidos.

Também presente na coletiva de imprensa, a presidenta da TurisAngra, Silvia Rubio, falou das ações de ordenamento que acontecerão na praia do Aventureiro e nas praias e trevos de acesso à cidade.

– A partir do dia 12, o Centro de Informações Turísticas (CIT), que funciona na Praia do Anil, será aberto às 6h, para a emissão de pulseiras para a praia do aventureiro. Teremos equipes de fiscalização atuando nas praias em relação ao churrasco. Nos trevos, faremos ações efetivas de fiscalizações dos ônibus, para vermos quais estão cadastrados para entrar no município – explicou Silvia.

Outro ponto destacado são as campanhas #AngraLimpa e #PraiaLimpa, que irão percorrer o município conscientizando turistas e moradores sobre a importância de não se deixar lixo em praias, rios e costões rochosos e, principalmente, sobre a necessidade de se dar uma destinação correta a esses materiais.

O trânsito também teve espaço na coletiva e ficou a cargo do Superintendente de Transportes e Trânsito, Ricardo Ferreira, falar sobre o ordenamento para o Carnaval.

– A partir do dia 11, o trânsito sofrerá alterações de acordo com os blocos. Já oficiamos a Senhor do Bonfim e já foi acordado que após o término do Carnaval o transporte público funcione normalmente por toda a cidade – disse o superintendente.

Segundo Ricardo, as ações de ordenamento de trânsito acontecerão em todos os bairros com programação de Carnaval e terão operadores de Trânsito auxiliando moradores e turistas com instruções.

Encerrando o encontro, ficou para o presidente do Saae, Euzádio Ferraz, lembrar a importância de se economizar água.

– A barragem da Banqueta está vertendo, mas com um volume muito baixo. No momento não há reclamações sobre o abastecimento nos bairros, mas, de qualquer forma, alertamos para a necessidade de se economizar água – declarou Ferraz.

SALA DE IMPRENSA E CREDENCIAMENTO

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) irá dispor de uma sala de imprensa para os jornalistas realizarem suas coberturas. O espaço será na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, no coração do Centro da cidade, na esquina entre as ruas do Comércio e Raul Pompeia, circuito dos principais blocos. O credenciamento será feito a partir de sexta-feira, na própria Casa de Cultura, a partir das 18h.

Comentários