Corais, arraiá e festa religiosa são destaques deste fim de semana em Angra


Warning: getimagesize(/var/www/angranews/wp-content/uploads/2015/07/2014-08-01-Arraiá-Espigão-Show-foto-Felipe-de-Souza-12-J.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/angranews/wp-content/themes/gutenmag/includes/custom.php on line 330
2014-08-01- Arraiá  – Espigão Show – foto Felipe de Souza (12) -J
Compartilhe!

Encontro de Corais, festa junina no Morro da Glória II, Arraiá Du Abraão, exposição nos espaços culturais e festa em homenagem a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Essas são algumas das atrações deste fim de semana na cidade. Os eventos têm apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar). Ainda nos espaços culturais, prosseguem as exposições de artes plásticas (Casa de Cultura e Centro Cultural), mostra de arte sacra (Museu de Arte Sacra) e fotografia (Casa Larangeiras). Todos os eventos têm entrada franca.

ENCONTRO DE CORAIS

De quinta a domingo, dias 23 a 26, acontece a segunda edição do Encontro de Corais de Angra dos Reis (Ecoar). A realização é do Coral da Cidade de Angra dos Reis, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar). Neste ano, o encontro irá homenagear o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. A entrada é gratuita.

Estão sendo aguardados nove corais do Rio de Janeiro e São Paulo para as apresentações, que começam nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, no Teatro Dr. Câmara Torres; na sexta-feira 24, às 16h, no Asilo São Vicente de Paula e na igreja de Santa Luzia, às 16h30. Às 17h, a programação inclui uma mesa-redonda na Casa Larangeiras e apresentações no Centro Cultural a partir das 19h.

No sábado, dia 25, os coralistas embarcam para a Ilha Grande, onde se apresentam na igreja de São Sebastião, no Abraão, às 14h. Ainda no sábado, os corais se apresentam no Centro Cultural a partir das 19h. No domingo, 26, às 10h, na praça Zumbi dos Palmares, todos os corais convidados se reúnem para o encerramento do evento.

FESTA JUNINA

Para quem gosta de uma boa festa junina, a dica é o Arraiá do Zé Buscapé, na quadra do Morro da Glória II. O arraiá começa nesta sexta-feira, 24, a partir das 20h, com apresentação de quadrilhas infantil e adulta, barraquinhas e show de forró. O evento tem apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Cultuar, com sonorização, praticáveis, gradil, tendas e banheiros químicos.

Ainda dentro das homenagens a São João, prossegue neste final de semana o Arraiá Du Abraão, na Ilha Grande, com apresentações culturais e as tradicionais barraquinhas. O arraiá acontece na praça em frente à igreja e vai até domingo. O arraiá é organizado pela comunidade com o apoio da Subprefeitura do Abraão e da Cultuar.

HOMENAGEM A SÃO CRISTÓVÃO

Outro santo da Igreja Católica também será homenageado neste domingo, 26. A comunidade do Parque das Palmeiras estará em festa, em honra a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. A programação começa neste sábado, 25, com missa solene, às 19h30, e distribuição das lembranças bentas na igreja do bairro.

No domingo, 26, as homenagens começam com alvorada às 5h, e, logo após, a tradicional carreata, saindo do Convento do Carmo, seguindo até o trevo de entrada da cidade e chegando à igreja do Balneário, onde será celebrada a missa. Após a celebração religiosa, haverá café da manhã.

Às 16h, os católicos retomam as homenagens, com procissão das imagens, saindo da igreja do Parque das Palmeiras, passando pelo Balneário, Centro, Angra-Getulândia e trevo do Morro da Cruz, onde haverá a benção dos veículos. A procissão retorna à igreja, com as imagens de São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida para a benção das chaves e dos motoristas. A festa termina com corte e distribuição de bolo.

PROGRAMAÇÃO GERAL DO ENCONTRO DE CORAIS:

Dia 23/07 – Quinta

Centro Cultural Theóphilo Massad – Teatro Dr. Câmara Torres
19h – Abertura da exposição “Villa-Lobos – o compositor das Américas”
19h30 – Apresentação de abertura – Coral da Cidade de Angra dos Reis
20h – Coral Asahel – Angra dos Reis
20h30 – Apresentação da artista Karla Coelho – Músicas e poemas autorais
21h – Duo de violoncelo e piano – Ramon Theobald – Moacir Saraiva

Dia 24/07 sexta-feira

Asilo São Vicente de Paula
16h – Coral Cantores Juris – Mogi Guaçu (SP)
Apresentação na igreja de Santa Luzia
16h – Coral Em’cantar – Petrópolis; e grupo vocal Cantaí – Ilha do Governador (RJ)
Casa Larangeiras
17h – Mesa-Redonda – Tema: Villa-Lobos e a Música na Escola – Casa Larangeiras

Centro Cultural Theóphilo Massad – Teatro Dr. Câmara Torres
19h – Todos os corais cantando em homenagem a Villa-Lobos
19h30 – Coral da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Angra dos Reis.
19h45 – Coral Pinhalense – Espírito Santo do Pinhal (SP)
20h – Grupo Vocal Cantaí – Ilha do Governador (RJ)
20h15 – Coral Em’Cantar – Petrópolis (RJ)
20h30 – Coral da Feic – Rio de Janeiro
20h30 – Coral da Cidade de Angra dos Reis
20h45 – Coral Asahel – Angra dos Reis

25/07 Sábado

14h – Apresentação na igreja de São Sebastião – Vila do Abraão – Ilha Grande
Coral da Cidade de Angra dos Reis
Coral Pinhalense
Grupo Vocal Cantaí
Coral Em’Cantar
Coral Cantores Juris

Centro Cultural Theóphilo Massad – Teatro Dr. Câmara Torres
19h – Todos os corais cantando em homenagem a Villa-Lobos
19h15 – Coro Dannemann Sielsen – Botafogo (RJ)
19h30 – Coral da Igreja Congregacional – Angra dos Reis
19h45 – Coral da Feic –Jacarepaguá – Rio de Janeiro
20h – Grupo Vocal Cantaí – Ilha do Governador – Rio de Janeiro
20h15 – Coro “Cantadores Juris” – Mogi Guaçu (SP)
20h30 – Apresentação musical com Adrén Alves

Domingo – 26/02

9h – Apresentação de encerramento com todos os corais presentes, na Praça Zumbi dos Palmares.