Começam as obras de contenção e desobstrução da estrada do Bonfim

A Estrada Vereador Benedito Adelino, na altura do bairro está, há seis anos, em meia pista e com a obra do muro paralisada.

Começou nesta segunda-feira, 4, as obras de restabelecimento da estrada do contorno, no bairro do Bonfim e construção de muro de contenção do mesmo. A pista de acesso (Avenida Vereador Benedito Adelino), esta a meia pista desde 2011, quando ocorreu um deslizamento de barreira na localidade. Moradores e visitantes deste importante corredor turístico de Angra dos Reis convivem com a questão há seis anos e, com a inércia do poder público durante este período, um grupo vem, anualmente, comemorando a paralisação da obra com bolo de aniversário.

A obra, que está sendo feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Serviço Público, será realizada com recursos próprios e terá a duração aproximada de 60 dias. Além da retirada de todo o material que deslizou para a pista, está sendo construído um muro de contenção, garantindo a futura estabilidade para não ocorrer novos deslizamentos. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Giovanetti, fez questão de acompanhar de perto o início das obras.

A obra começou a ser feita pelo Governo do Estado, que paralisou as atividades por falta de recursos para terminá-la. Desde então, nada mais foi feito. O governo decidiu fazer com seus próprios recursos financeiros e de mão de obra, por entender que é uma questão de utilidade pública e de segurança, já que há risco de novos deslizamentos. Além disso, há a questão de acessibilidade, considerando-se o fato de o local ser um importante corredor turístico da cidade e também por Angra ter duas usinas nucleares e uma terceira em construção, decidiu-se por não esperar por parceiros. Vale ressaltar que não existe mais nenhum tipo de convênio com o Governo do Estado para esta obra e que o tema é pauta de cobranças por parte do Ministério Público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.