CCR Barcas se compromete a reformar os cais de Pedra e de Turismo do Abraão

0 11

Reunião do GT da Ilha Grande aconteceu na última segunda, 12, com representantes do Governo do Estado, da CCR barcas, de entidades da Ilha Grande e do governo municipal e câmara.

As obras de reforma no Cais Janete Dias, na Vila do Abraão, Ilha Grande, finalmente começaram esta semana, pondo fim a uma novela que se arrastava desde novembro do ano passado, quando a Defesa Civil interditou o local, também conhecido como Cais de Pedra. A chegada imediata dos engenheiros e operários da concessionária foi determinada pela Justiça em cumprimento a uma Ação Civil Pública.

Na última segunda-feira, durante uma reunião do Grupo de Trabalho da Ilha Grande com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a CCR se comprometeu a terminar as obras até dezembro deste ano. Fazem parte do GT representantes das principais entidades e associações da Ilha Grande e da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, entre outros. Também esteve presente à reunião a vereadora Tite Brasil.

O Cais de Pedra foi totalmente interditado pela Defesa Civil, e por determinação da Secretaria de Estado de Transportes, desde a última quinta-feira, dia 8 de junho, as barcas da CCR estão operando no Cais de Turismo. A conclusão das obras está prevista para dezembro desde ano. Na reunião, a CCR Barcas apresentou um cronograma de obras, que será acompanhado quinzenalmente pelos representantes presentes à reunião.

Ao mesmo tempo em que fazem obras no cais de concreto, operários da concessionária começaram as reformas no Cais de Turismo. Serão substituídos os madeiramentos em condições ruins, instalados guarda-corpos e bancos com coberturas de acrílico para os passageiros aguardarem o embarque.

Além disto, as escadas quebradas também serão trocadas e haverá portões de acesso às embarcações, como forma de controle e segurança dos passageiros. Após as reformas no Cais de Pedra, a CCR Barcas se comprometeu a entregar também o cais de turismo em perfeitas condições de uso. A reunião foi realizada na Casa de Cultura, na Vila do Abraão.

– O pedido para atracar de forma provisória no Cais de Turismo veio do próprio governador ao prefeito, que autorizou. Mas estamos aqui pra ouvir os detalhes do cronograma. Se não for assim, vamos desautorizar a partir de hoje a atracação – frisou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti.

Por isso, o cronograma de obras foi apresentado passo a passo aos presentes.

– Já realizamos a sondagem do solo e estamos em fase de contratação de serviços. Em agosto já começaremos as intervenções necessárias. Caso seja possível retirar a atracação do Cais de Turismo antes de dezembro, faremos. Desde, é claro, que o local esteja seguro para que os moradores e turistas possam transitar. A previsão do término das obras é para dezembro – explicou o representante da concessionária, Thiago Terra.

Para o coordenador Aquaviário da Secretaria de Estado de Transporte (Setrans), Agenor Junqueira, o projeto e cronograma apresentados pela CCR Barcas têm a concordância do Estado.

A vereadora Titi Brasil questionou a qualidade das barcas de Angra.

– O governo do Estado comprou duas barcas de qualidade para serem utilizadas no trajeto Angra x Ilha Grande e uma delas está sendo usada no Rio de Janeiro. Precisamos de um cais novo, barcas novas e confortáveis, além de ágeis. Os moradores de Angra merecem – frisou a vereadora.

Thiago Terra garantiu que, assim que as obras forem finalizadas, as barcas destinadas à Angra dos Reis virão para o município.

Nova reunião de acompanhamento do cronograma acontecerá no dia 3 de julho, às 10h, na Casa de Cultura do Abraão. Na ocasião, a CCR Barcas vai apresentar o projeto para a reforma e prestar contas do avanço das obras.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: