Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Carnaval com campanhas de conscientização sobre o lixo

#Angralimpa e Praia Limpa visam diminuir quantidade de resíduos em praias do município.

Durante o Carnaval, duas campanhas vão percorrer o município conscientizando turistas e moradores sobre a importância de não deixar lixo em praias, rios e costões rochosos e, principalmente, sobre a necessidade de se dar uma destinação correta a esses materiais. São as campanhas #Angralimpa, organizada pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), e Praia Limpa, promovida pela Transpetro, com o apoio da Prefeitura de Angra.

A campanha #Angralimpa é um projeto de educação ambiental idealizado pela TurisAngra, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, que tem como proposta incentivar a mudança de hábitos, em especial quanto ao uso sustentável de praias, rios e cachoeiras. Outro ponto é o desenvolvimento de consciência ambiental por parte de quem trabalha em atividades relacionadas a esses ambientes. A ação será realizada junto a banhistas, turistas e comerciantes.

– No período do verão, quando a procura pelos atrativos turísticos angrenses é maior, detectamos um aumento considerável no lixo deixado em nossas praias e costões rochosos. Por conta disso decidimos iniciar esta campanha, que terá um caráter educacional. Infelizmente algumas pessoas ainda têm o péssimo hábito de deixar lixo nesses lugares – destacou Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.

Esta campanha será composta por ações de campo, como a distribuição de sacolas para recolhimento do lixo nos locais de abordagem, ações de conscientização através de abordagem, além de colocação de faixas informativas, uso de ferramentas de redes sociais, rádio e outras que não gerem lixo como efeito colateral. Uma das propostas de todo o trabalho é orientar moradores e turistas para os cuidados com destino final do lixo produzido nas praias.

As abordagens de campo serão realizadas por equipes formadas por voluntários ligados ao Cederj, com supervisão da Prefeitura de Angra. O projeto conta com o apoio de entidades e empresas, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro (Abih), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), CCR Barcas, Sebrae/RJ, entre outras.

A campanha Praia Limpa tem como objetivo a conscientização dos banhistas sobre a importância de se preservar as praias e também conta com abordagens educativas. As duas campanhas vão atuar, durante o Carnaval, nos diferentes corredores turísticos do município. No dia 13, a campanha Praia Limpa estará nas ilhas de Angra e, no dia 14, a ação se dará no continente. No dia 15, o #Angralimpa atuará nas praias da Ponta Leste e Contorno. No dia 16, a ação será na Ponta Sul.

Comentários