Últimas noticias e informações sobre Angra dos Reis (Continente e Ilha Grande), Mangaratiba e Paraty.

Carnaval do Abraão: educação ambiental e história

Antigos moradores serão homenageados nos eventos locais

O Carnaval da Vila do Abraão, na Ilha Grande, terá como foco a preservação do meio ambiente, através da campanha #Angralimpa, e o resgate da memória de personagens e histórias locais. Os eventos que acontecerão na Vila do Abraão vão homenagear antigos moradores e fatos históricos locais que, de alguma forma, influenciaram o cenário nacional ou a comunidade. O primeiro homenageado será João Francisco dos Santos, mais conhecido como Madame Satã, que durante anos trabalhou e morou na Vila do Abraão, onde, travestido, abria e fechava o Carnaval com muita alegria e a irreverência típica desta época.

Madame-Sata-JB-Ecologico– O Brasil conhece o Madame Satã como um anti-herói malandro, homossexual e extrovertido, que desafiava a autoridade e se tornou um personagem símbolo da boemia. Na Vila do Abraão, ele era João Francisco, conhecido por ser um contador de “causos” e cozinheiro de mão cheia. Um dos poucos momentos em que ele lembrava o mitológico personagem da Lapa carioca era no Carnaval, quando se travestia para as cerimônias do festejo local. A Ilha Grande foi o lugar que ele escolheu pra viver assim que acabou seu cárcere – destacou Nilton Júdice, diretor executivo da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra).

O Carnaval da Vila do Abraão, que receberá milhares de turistas nos dias de folia, contará com quatro shows, em um palco que montado na praia, próximo à sede do Parque Estadual da Ilha Grande. No sábado, 14, o show será da banda Nosso Som. Domingo, será a vez do grupo Bambakerê animar o público. Na segunda-feira, 16, acontece a apresentação do Batuque na Cozinha e, fechando os festejos, haverá o show do grupo Nosso Lance. Todos os shows estão marcados para começar às 22h.

Além da programação de shows, o Carnaval da Vila do Abraão é marcado por blocos que arrastam um grande número de foliões, como o das Peruas, Sujos, Rosinhas, Alcoólatras de Plantão, entre outros.

Durante o Carnaval, a campanha #Angralimpa também chegará à Ilha Grande. O projeto, de educação ambiental, idealizado pela TurisAngra, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo, tem como proposta incentivar a mudança de hábitos, em especial quanto ao uso sustentável de praias, rios e cachoeiras. Outro ponto é o desenvolvimento de consciência ambiental por parte de quem trabalha em atividades relacionadas a esses ambientes.

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL DA VILA DO ABRAÃO

Sábado (14/02)
22h – Nosso Som

Domingo (15/02)
22h – Bambakerê

Segunda (16/02)
22h – Batuque na Cozinha

Terça (16/02)
22h – Só um Lance

Local: Praia do Abraão (em frente à Casa de Cultura e à sede do Parque Estadual).

Comentários