Campanha visa conscientizar caminhoneiros sobre descarte da água de peixe

Humberto Martins – Pesca
Compartilhe!

A Secretaria de Pesca da Prefeitura de Angra realizou nesta segunda-feira (05/03), um trabalho de limpeza nas avenidas Ayrton Senna e Júlio Maria. A ação foi em virtude do mau cheiro ocasionado pelo transporte de pescado por caminhões. Nos últimos 20 dias, aumentou consideravelmente a produção de sardinha e cavalinha descarregada no município.

Em entrevista ao Programa Talk Show, no dia 06/03, o secretário de pesca do município Humberto Martins informou que tomou conhecimento das reclamações de moradores e pessoas que circulam pelo Centro de Angra, conforme foi noticiado na Rádio Costazul.

Por isso, determinou que um caminhão fizesse a limpeza das ruas com água, sabão e cloro. O trabalho contou com o apoio de agentes operadores de trânsito do município e se estendeu da Praia do Anil ao Largo da Lapa.

Humberto Martins informou ainda que tem sido feito, junto com sua equipe, um trabalho de conscientização intenso junto aos caminhoneiros e empresários do setor pesqueiro, para que este problema não ocorra. “È impossível uma fiscalização durante às 24 horas” garantiu o secretário e, para isso, disponibiliza os telefones 33775253 e 33775786, para que a população auxilie no trabalho, informando a placa do caminhão que esteja poluindo a cidade.

O secretário explicou ainda que os caminhões possuem um dispositivo que veda o “chorume” que chega às ruas. E, “soluções de engenharia também estão sendo buscadas para resolver este problema como uma caixa de decantação” para o descarte do material informou. Ele acrescentou ainda que ao longo da Rodovia Rio- Santos, devem ser disponibilizados pontos de descarte deste material.

De acordo com a Fiscalização de Posturas da Secretaria de Meio Ambiente, os responsáveis pela infração podem ser multados com base no Código Ambiental Municipal e pelo Código de Postura, mas, de uma forma tranqüila, o secretário Humberto considera que o diálogo ainda é o melhor caminho para equacionar este problema além de investimentos.

[display_podcast]