Avançam as obras do Centro de Vocação Tecnológica de Angra

2014-10-17- obra CVT – foto Felipe de Souza (10) -J
Compartilhe!

Unidade feita em parceria com Estado, formará jovens para o mercado de trabalho

As obras do novo Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Angra dos Reis estão em ritmo acelerado. Na semana passada, a construção começou a tomar forma efetiva, com a instalação do assoalho da unidade. O projeto CVT/Angra é fruto de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e uma conquista efetiva da prefeita Conceição Rabha, que contou com apoio imediato do governador e do então secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca. O atual secretário, Tande Vieira, deu sequência ao projeto, cujas obras devem ser concluídas ainda este ano.

— A formação profissional dos jovens e adolescentes de Angra dos Reis é um prioridade do nosso Governo. Assumi este compromisso na campanha e estamos cumprindo. o CVT é uma importante conquista da cidade, já que será um local onde formaremos até 2 mil pessoas por ano. É um salto de qualidade nessa área e agradeço muito ao apoio do Governo do Estado — comemorou a prefeita Conceição.

A obra do Centro de Vocação está orçada em R$ 5 milhões e é custeada pelo Governo do Estado. O CVT Angra dos Reis focará sua atuação na qualificação profissional nos setores metal mecânico e de indústria naval, prioritariamente. A unidade oferecerá cursos de operador de computador; soldador, com especialidade em eletrodo, Mig/Mag, Tig, oxiacetilênico e/ou de estruturas; além de eletricista, encanador, pintor, assentador cerâmico (ladrilheiro) e pedreiro. Como o Estado custea a obra, o município fez a cessão do terreno, na Japuíba, em frente à escola municipal Cleusa Jordão. Esta área estava desocupada há vários anos e receberá, além do CVT, uma Praça da Juventude, por meio de emenda do deputado federal Luiz Sérgio ao orçamento da União. As obras de preparação para a Praça da Juventude também já começaram.

A praça ocupará um espaço de 7 mil metros quadrados, contendo quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de atletismo, quadra de vôlei de areia, vestiários, arquibancada, sala de ginástica, pista de skate e espaço para caminhadas. O projeto é coordenado pelo Ministério do Esporte e visa incentivar a prática esportiva e o bem estar.

– A Praça da Juventude será um marco para a população da Japuíba. Vamos integrar num só espaço, atividades para crianças, jovens, adultos e a terceira idade, unindo esporte, lazer e convivência. Há uma carência de espaços como esses na cidade e por isso a Prefeitura aposta neste investimento – disse a prefeita Conceição Rabha.

As obras do CVT e da Praça da Juventude são acompanhadas pela secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos. O titular da pasta, engenheiro Jefferson Deccache, esteve no local acompanhando a concretagem do piso do Centro Vocacional e destacou o trabalho da equipe da subsecretaria de Serviços Públicos, que ficou a cargo da preparação do terreno, tendo construído no local uma ampla rede de drenagem para evitar alagamentos.

— O CVT e a Praça da Juventude são investimentos importantíssimos para a cidade e para a Japuíba. Por isso a prefeita determinou que a gente acompanhasse tudo de perto. O nosso Serviço Público está de parabéns pois executou com recursos próprios uma obra grande, gerando economia para a cidade — explicou Deccache.